PROJ RESORT: CARMEL TAÍBA EXCLUSIVE RESORT, PRAIA DA TAÍBA - CE
-
LOCALIZADO NA PRAIA DA TAÍBA, 70KM À OESTE DE FORTALEZA, O CARMEL TAÍBA
EXCLUSIVE RESORT ASSENTA-SE EM UM ROCHEDO SOBRE FALÉSIAS. CONTA COM 36
ACOMODAÇÕES...
sábado, 25 de fevereiro de 2012
NEURÔNIOS: 'EAMES: THE ARCHITECT AND THE PAINTER'
PARA PRODUZIR O DOCUMENTÁRIO DE LONGA-METRAGEM SOBRE A TREJETÓRIA CRIATIVA DE CHARLES E RAY EAMES, OS DIRETORES JASON COHN E BILL JERSEY TIVERAM ACESSO A ARQUIVOS COM MAIS DE 350 MIL FOTOGRAFIAS E CENTENAS DE VÍDEOS, CAPTURADOS DURANTE OS QUARENTA ANOS DO EAMES OFFICE, NA CALIFÓRNIA. O MATERIAL SELECIONADO, SOMADO AOS DEPOIMENTOS DE FAMILIARES, EX-FUNCIONÁRIOS E CRÍTICOS, EXPÕE A TRAJETÓRIA DA DUPLA E SUA MANEIRA CICLÍCA DE CRIAR: TRANSFORMANDO IDEIAS EM FORMA E ENCONTRANDO, ATRAVÉS DE INCESSANTES EXPERIÊNCIAS COM A FORMA, NOVAS IDEIAS.
TUDO COMEÇOU COM O PROJETO DE UMA CADEIRA EM 1940, QUANDO CHARLES EAMES E EERON SAARINEN, ESTUDANTES DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DE CRANBROOK, NO MICHIGAN, INSCREVERAM O MODELO EM UMA COMPETIÇÃO DE DESIGN ORGÂNICO DO MoMA. A INSPIRAÇÃO VINHA DO USO DA MADEIRA COMPENSADA POR DESIGNERS COMO ALVAR AALTO E MARCEL BREUER, AINDA NA DÉCADA DE 20. IMPOSSIBILIDADES TÉCNICAS INVIABILIZARAM A PRODUÇÃO MAS A PEÇA GANHOU O PRIMEIRO LUGAR. LOGO DEPOIS DO CONCURSO, EAMES CONHECEU SUA COMPANHEIRA DE VIDA E PROFISSÃO: RAY-BERENICE. A UNIÃO DE DUAS PERSONALIDADES DISTINTAS E CRIATIVAS RESULTOU EM COLEÇÕES QUE DEFINIRAM O DESIGN AMERICANO NO SÉCULO 20 -ÍCONES COMO A LOUNGE CHAIR, A LA CHAISE ...
O TÍTULO DO DOCUMENTÁRIO MEIO QUE IRONIZA A OCUPAÇÃO DO CASAL. JÁ QUE RAY, ALUNA DO EXPRESSIONISTA HANS HOFFMANN E MEMBRO FUNDADORA DO GRUPO AMERICAN ABSTRACT ARTISTS, ACABOU POR APLICAR OS CONHECIMENTOS DE USOS DE COR E O OLHAR ESTÉTICO APURADO EM OUTRAS ÁREAS -ENQUANTO CHARLES EAMES NÃO CHEGOU A SE FORMAR ARQUITETO.
AINDA SEM PREVISÃO DE ESTRÉIA NO BRASIL, O DOCUMENTÁRIO ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NO SITE www.idfa.nl.
(FONTE: REVISTA CASA CLÁUDIA LUXO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário