segunda-feira, 30 de abril de 2018

PROJ COND RESIDENCIAL: SOBRADO ROMEU MARTINS | APTO TÉRREO

PROBLEMAS COM A MÃO-DE-OBRA CONTRATADA PELA CLIENTE ATRASARAM A EXECUÇÃO DA REFORMA DO APARTAMENTO TÉRREO DE UM SOBRADO SITUADO NO ADENSADO BAIRRO DO MONTESE - COMO SE PODE ACOMPANHAR AQUI (VER: EM OBRA SET/16, MAI/17 E NOV/17).
OCUPANDO UM LOTE GEMINADO ESTREITO E LONGO, A RENOVAÇÃO INCLUIU A REDEFINIÇÃO DO LAYOUT COM A CRIAÇÃO DE UMA VARANDA SOB A LAJE AMPLIADA DO APARTAMENTO SUPERIOR, TAMBÉM PERTENCENTE À FAMÍLIA. ESSA VARANDA SERÁ O PONTO DE LAZER DA CASA, ABERTA PARA O JARIM DO QUINTAL.
A CASA RECEBEU UM NOVO PISO (CERÂMICA 60X60 BRANCO ANTIDERRAPANTE), NOVAS ABERTURAS E PINTURA QUE TROUXERAM LUMINOSIDADE AOS AMBIENTES ANTES PENUMBROSOS. DESTAQUE PARA O PÁTIO LATERAL, INTEGRADO À SALA DE JANTAR POR PORTAS DE VIDRO DE CORRER E QUE CONTARÁ COM UM JARDIM VERTICAL NO FUTURO.
COM TOTAL ACESSIBILIDADE, AS PORTAS FORAM AMPLIADAS E BARRAS DE APOIO ESTÃO DISTRIBUÍDAS NOS BANHEIROS REPAGINADOS E EM ALGUNS PONTOS PARA FACILITAR O TRÂNSITO DA MATRIARCA PELOS NOVOS ESPAÇOS.
NA FACHADA, O MURO FOI ELEVADO PARA RECEBER A NOVA VIGA QUE DEFINIU OS VÃOS DOS NOVOS PORTÕES: UM BASCULANTE COM PORTÃO INDIVIDUAL INTEGRADO PARA A GARAGEM DO APTO TÉRREO; E OUTRO PORTÃO INDIVIDUAL INDEPENDENTE PARA ACESSO AO APARTAMENTO DO PISO SUPERIOR.
PASTILHAS CERÂMICAS ESMALTADAS 5X5 BRANCAS (JATOBÁ) DESTACAM ALGUNS ELEMENTOS DA FACHADA - COMO O VOLUME TRIANGULAR EM BALANÇO, O BORDER HORIZONTAL NA PLATIBANDA E O TRECHO DE PAREDE ENTRE PORTÕES.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

EM OBRA: COLOCAÇÃO DE FRISOS HORIZONTAIS DE POLIESTIRENO NAS PAREDES

O RODAMEIO MODERNA (REF 466), DA SANTA LUZIA, COMPÕE OS FRISOS HORIZONTAIS QUE ADORNAM AS PAREDES DOS DOIS CONSULTÓRIOS MÉDICOS. PINTADOS DA MESMA COR, TAIS ELEMENTOS FUNCIONAM COMO DISCRETAS ESCULTURAS DE PAREDE.
NO CONSULTÓRIO MAIOR, OS FRISOS RECOBREM DUAS DAS PAREDES, DANDO DINAMISMO AOS AMBIENTES DE ATENDIMENTO E SALA DE EXAME - ALÉM DE, SUTILMENTE, DIRECIONAR O FLUXO NO ESPAÇO.
NO CONSULTÓRIO MENOR, OS FRISOS RECOBREM A PAREDE FRONTAL, TANGENCIANDO A COLUNA REDONDA REVESTIDA DE PASTILHAS DE VIDRO AZUIS QUE MARCA O AMBIENTE, E VALORIZANDO SUA EXTENSÃO.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

CURIOSIDADE: O BELO E METICULOSO TRABALHO EM COURO DE ESPEDITO SELEIRO

ESPEDITO VELOSO DE CARVALHO, 79, DESENVOLVE UM TRABALHO AUTORAL ORIUNDO DA TRADIÇÃO DOS VELHOS SELEIROS, TANGENCIA O CANGAÇO E CHEGA À CONTEMPORANEIDADE APOSTANDO DA CRIAÇÃO DE PEÇAS QUE SE DESTACAM PELA INVENTIVIDADE E O ACABAMENTO PRIMOROSO.
ELE É UM MESTRE NA MELHOR ACEPÇÃO DA PALAVRA, EMBORA APENAS EM 2008 FOI RECONHECIDO OFICIALMENTE COMO MESTRE DA CULTURA. SEU TRABALHO PARTE DA TRADIÇÃO COUREIRA DOS INHAMUNS, ONDE NASCEU NO SÍTIO NOVILHO, EM ARNEIROZ.
COM O DIFERENCIAL DE DOMINAR TODO O CICLO DO COURO, DA CURTIÇÃO À MODELAGEM DAS PEÇAS, DA MISTURA CORAJOSA DAS CORES À FINALIZAÇÃO IRREPREENSÍVEL, NÃO ABRE MÃO DO TRABALHO ARTESANAL, DA CONDIÇÃO DE ARTISTA DO COURO.
ALÉM DAS SANDÁLIAS DE COURO, FAMOSAS POR CALÇAREM LAMPIÃO NA ÉPOCA DO SEU PAI, A LOJA SITUADA EM NOVA OLINDA VENDE BOLSAS, CARTEIRAS, MOCHILAS, SELAS, GIBÕES - TODOS MESCLANDO O COURO NATURAL COM OS DESENHOS QUE SÃO A MARCA REGISTRADA DO ARTESÃO.
AS PEÇAS DE MOBILIÁRIO COMEÇARAM COM AS CADEIRAS SERTANEJAS - UMA HERANÇA PATERNA, QUE ERA SELEIRO, MARCENEIRO E VAQUEIRO E DO AVÔ SELEIRO E VAQUEIRO. MINIMALISTA, DE TRAÇOS SIMPLES, SÃO FEITAS DE CANAFÍSTULA QUEIMADA (QUE A TORNA IMUNE AOS CUPINS E OUTRAS PRAGAS) E LEVAM ASSENTO DE COURO DE BODE OU BOI.
EM 2016, OS IRMÃOS CAMPANA LANÇARAM UMA COLEÇÃO EM PARCERIA COM O MESTRE (VER BOM DESENHO/MAR'16). A VINDA DE ESTRUTURAS DE SOFÁS E POLTRONAS PARA SEREM RECOBERTAS COM COURO TRABALHADO TORNA, CONTUDO, ESTE ENCONTRO MENOS IMPORTANTE DO QUE PARECE.
A LINHA DE ARTIGOS DE DECORAÇÃO INCLUI CADEIRAS, POLTRONAS, BANCOS, MESAS, APARADORES E ESPELHOS... PEÇAS QUE, ALÉM DE FAZEREM A DIFERENÇA EM QUALQUER AMBIENTAÇÃO, VALORIZAM UM TRABALHO ARTÍSTICO DE RAÍZES ANCESTRAIS.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

NEURÔNIOS: "LOVING, VINCENT" | IMPRESSIONANTE OBRA-PRIMA EM MOVIMENTO

"LOVING, VINCENT" (2017), PRODUÇÃO ANGLO-POLONESA DIRIGIDA POR DOROTA KOBIELA E HUGH WELCHMAN, É O PRIMEIRO FILME DE ANIMAÇÃO TOTALMENTE PINTADO. A IDEIA INICIAL DE KOBIELA, QUE TAMBÉM É PINTORA, ERA FAZER AS TELAS PARA UM CURTA-METRAGEM DE 17 MINUTOS SOBRE A MORTE DE VAN GOGH. ISSO APÓS ELA FAZER UM APROFUNDAMENTO NO ESTUDO DAS TÉCNICA E DA HISTÓRIA DO ARTISTA.
O FILME, CONTUDO, EXIGIU 65.000 TELAS PINTADAS À ÓLEO REPRODUZINDO A PECULIAR TÉCNICA DO MESTRE HOLANDÊS, EXECUTADAS POR UMA EQUIPE DE 115 ARTISTAS. UM TRABALHO COLOSSAL: CADA 'FRAME' DO FILME TEVE QUE SER PINTADO! ACLAMADO PELA CRÍTICA, ESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA JÁ PODE SER VIVENCIADA NO ACONCHEGO DO LAR: O FILME ESTÁ DISPONÍVEL NO NETFLIX.