quarta-feira, 24 de julho de 2024

ARTE: A REDESCOBERTA DE CHICO DA SILVA / "UM INDÍGENA BRASILEIRO REINVENTA A PINTURA"

LANÇAMENTO DA EDITORA AFLUENTE, O LIVRO "CHICO DA SILVA" CONSOLIDA A REDESCOBERTA DO PINTOR CHICO DA SILVA (1910-1985) APÓS EXPOSIÇÕES DE SUCESSO NA GALERIA DAVID KORDANSKY E NA INDEPENDENT ART FAIR, AMBAS EM NOVA YORK - E DA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA LONDRINA FRIEZE MASTERS EM OUTUBRO PRÓXIMO.
EM PARALELO, A GALERIA GALATEA, QUE REPRESENTA O ARTISTA NASCIDO NO ACRE, PREPARA O PROJETO DE CATALOGAÇÃO DE TODAS AS SUAS OBRAS.
APÓS SE MUDAR PARA O CEARÁ, O ARTISTA DE ORIGEM INDÍGENA PASSOU A TRABALHAR COMO PINTOR DE PAREDES. AOS POUCOS COMEÇOU A INCLUIR DESENHOS DE PÁSSAROS, DRAGÕES E FIGURAS MARINHAS EM SEUS MURAIS (VER ARTE/DEZ'22). O QUE CHAMOU A ATENÇÃO DO ARTISTA SUÍÇO JEAN PIERRE CHABLOZ, QUE MORAVA EM FORTALEZA E ORGANIZOU UMA MOSTRA DE ARTISTAS CEARENSES NO RIO DE JANEIRO - NA QUAL CHICO DA SILVA FOI O GRANDE DESTAQUE.
NA EUROPA, A REVISTA CAHIER D'ART ATESTAVA: "UM INDÍGENA BRASILEIRO REINVENTA A PINTURA!" PREMIADO NA BIENAL DE VENEZA DE 1966, A OBRA SINGULAR DE CHICO DA SILVA MERECE SER VALORIZADA.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

MADE IN CEARÁ: FORTCOLOR TINTAS / QUALIDADE & ECONOMIA FOCADAS NOS MERCADOS LOCAL E REGIONAL

FUNDADA EM 1991, A FORTCOLOR PRODUZ TINTAS PARA OS MERCADOS LOCAL E REGIONAL NAS LINHAS IMOBILIÁRIA, INDUSTRIAO E ECOLÓGICA. LOCALIZADA NA PRIMEIRA ZONA INDUSTRIAL DE FORTALEZA, A EMPRESA ESTÁ SITUADA NA AV. FRANCISCO SÁ, 4581.
A LINHA IMOBILIÁRIA É COMPOSTA PELOS PADRÕES PREMIUM, STANDARD E ECONÔMICA COM TINTAS QUE POSSUEM ALTO DESEMPENHO, EXCELENTE RESISTÊNCIA E SECAGEM RÁPIDA - ALÉM DO FATOR ECONOMIA, DETERMINANTE COM O ELEVADO PREÇO DAS TINTAS EXISTENTES NO MERCADO.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

EMBELEZAMENTO URBANO: INSTALAÇÃO PERMANENTE ' CARNE E PEDRA ' , PRAIA DE IRACEMA

MUITO ALÉM DE UM CONJUNTO DE FORMAS ESCULPIDAS EM GRANITO, A INSTALAÇÃO 'CARNE E PEDRA' REPRESENTA UM PROFUNDO RECONHECIMENTO DA PRESENÇA DOS POVOS ORIGINÁRIOS QUE MOLDARAM AS FUNDAÇÕES DE NOSSA CULTURA E IDENTIDADE. E UM BELO TESTEMUNHO DA SUA RESILIÊNCIA, SABEDORIA E FORÇA.
A CARNE, SÍMBOLO DA VIVACIDADE E DAS TRADIÇÕES QUE PERMEIAM NOSSO SER. A PEDRA, REPRESENTANDO A SOLIDEZ, A PERMANÊNCIA E A ANCESTRALIDADE DAS CULTURAS INDÍGENAS DE ETNIAS COMO TREMEMBÉ, TAPUYA KARIRI, ANACÉ, GAVIÃO, JENIPAPO KANINDÉ, KARIRI, PITAGUARY, POTIGUARA, TAPEBA, TABAJARA, TUPINAMBÁ...