segunda-feira, 27 de julho de 2009

ARTIGO: ACÚSTICA - OS MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS DAS ONDAS SONORAS

DA MESMA MANEIRA QUE A ONDA LUMINOSA, A ONDA SONORA É SUJEITA A UMA SÉRIE DE PROPRIEDADES QUE SÃO INERENTES AOS FENÔMENOS DE NATUREZA ONDULATÓRIA. ESSES FENÔMENOS SÃO: A REFLEXÃO, A REFRAÇÃO, A DIFRAÇÃO, A INTERFERÊNCIA E A RESSONÂNCIA.
O ECO E A REVERBERAÇÃO SÃO CASOS DA REFLEXÃO DO SOM. O OUVIDO HUMANO SÓ CONSEGUE PERCEBER SEPARADAMENTE DOIS SONS DISTINTOS QUANDO A DIFERENÇA DE TEMPO ENTRE ELES É MAIOR OU IGUAL A 1/10 DE SEGUNDO. QUANDO A DIFERENÇA É INFERIOR (ALGO QUE OCORRE FREQUENTEMENTE), OUVE-SE UM SOM ENVOLVENTE E CONTÍNUO, JÁ QUE NÃO HOUVE INTERRUPÇÃO ENTRE OS SONS REFLETIDOS E EMITIDOS.É A REVERBERAÇÃO.
QUANDO A DIFERENÇA É SUPERIOR A 1/10 DE SEGUNDO, O SOM REFLETIDO SOMENTE CHEGA AO OBSERVADOR DEPOIS QUE O SOM DIRETO JÁ SE EXTINGUIU. É O ECO.
A REFRAÇÃO SONORA OCORRE QUANDO UM SOM ATRAVESSA A SUPERFÍCIE DE SEPARAÇÃO DE DOIS MEIOS ELÁSTICOS DIFERENTES, NOS QUAIS SE DESLOCA COM VELOCIDADES DE PROPAGAÇÃO DESIGUAIS, SOFRENDO UMA MUDANÇA DE DIREÇÃO.
A DIFRAÇÃO CONSISTE NO ENCURVAMENTO DA ONDA SONORA, QUANDO ELA INCIDE EM ARESTAS E SUPERFÍCIES LIMITADORAS DOS OBSTÁCULOS.
A INTERFERÊNCIA DE UMA OU MAIS ONDAS SONORAS IDÊNTICAS AO SE PROPAGAREM NUM MEIO ELÁSTICO, CAUSARÁ O APARECIMENTO DE ONDAS ESTACIONÁRIAS.
QUALQUER FONTE SONORA PRODUZ VIBRAÇÕES NO AR QUE ESTIMULAM A OSCILAÇÃO DE COPROS SITUADOS PRÓXIMOS. QUANDO A FREQUÊNCIA DA FONTE COINCIDE COM UMA FREQUÊNCIA NATURAL DE OSCILAÇÃO DO CORPO, A AMPLITUDE DE OSCILAÇÃO DESTE ATINGE VALORES ELEVADOS, POIS A FONTE PROGRESSIVAMENTE CEDE ENERGIA AO CORPO. É A RESSONÂNCIA.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PROJ SAÚDE: CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DR. EURICO MENESCAL















DESAFIO: RECEPÇÃO, ATENDIMENTO E LABORATÓRIO EM 14M2 SEM JANELAS. BANCADA EM L DEFINE CIRCULAÇÃO E PERSONALIZA ESPAÇO NO QUAL O PAINEL FOTOGRÁFICO EM TONS DE SÉPIA É O PONTO FOCAL: LUDICIDADE E BELEZA!

TONS DE AMARELO EM CONTRAPONTO AO AZUL, O PRETO
,O BRANCO E À MADEIRA CARACTERIZAM O AMBIENTE. NO LAVABO, PORCELANATO BEGE, MÁRMORE TRAVERTINO, RODATETO EM MOSAICO DE PEDRAS E ESPELHO GARANTEM SOBRIEDADE AO CONJUNTO.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

ARTIGO: ACÚSTICA - QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM

O OUVIDO HUMANO NORMAL DISTINGUE TRÊS QUALIDADES DO SOM: ALTURA, INTENSIDADE AUDITIVA (OU SONORIDADE) E TIMBRE. A ALTURA É A QUALIDADE QUE NOS PERMITE DIFERENCIAR OS SONS GRAVES DOS SONS AGUDOS. ESSA DISTINÇÃO É FUNÇÃO DIRETA DA FREQUÊNCIA DE ENERGIA VIBRATÓRIA E, POR ESSE MOTIVO, O SOM É TANTO MAIS AGUDO QUANTO MAIOR FOR A SUA FREQUÊNCIA.
A INTENSIDADE É A PROPRIEDADE QUE SE CARACTERIZA PELA GRADAÇÃO COM QUE O SOM IMPRESSIONA O ÓRGÃO AUDITIVO. É ELA QUE NOS PERMITE DISTINGUIR UM SOM FORTE (DE GRANDE INTENSIDADE) DE UM SOM FRACO. QUANDO UMA PESSOA É EXPOSTA POR MUITO TEMPO À NÍVEIS SONOROS SUPERIORES A 80 dB (DECIBÉIS), PODE-SE OBSERVAR DANOS IRREPARÁVEIS NO APARELHO AUDITIVO - ALÉM DE DISTÚRBIOS COMO A FADIGA E A NEUROSE. ACIMA DE 120 dB, A SENSAÇÃO AUDITIVA CEDE LUGA À DOR.
TIMBRE É A QUALIDADE QUE NOS PERMITE DISTINGUIR SONS DE MESMA ALTURA E MESMA INTENSIDADE MAS EMITIDOS POR INSTRUMENTOS DIFERENTES. OS RESPONSÁVEIS PELO TIMBRE SÃO OS HARMÔNICOS QUE ACOMPANHAM O SOM FUNDAMENTAL. POR CONSEGUIMOS RECONHECER UMA MESMA NOTA MUSICAL EMITIDA POR UM VIOLINO E UM PIANO. ISSO PORQUE, APESAR DO SOM FUNDAMENTAL SER O MESMO, OS HARMÔNICOS SÃO DIFERENTES.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

PROJ LOJA: ÓTICA CONFIANÇA, PARNAÍBA-PI











PROJETO PARA LOJA DE 40M2 NO CENTRO HISTÓRICO, EM PLENA PRAÇA DA MATRIZ. BUSCAVA-SE O EQUILÍBRIO ENTRE LOJA DE RUA/LOJA DE SHOPPING:A CLIMATIZAÇÃO E OS MATERIAIS NOBRES DEVERIAM SOMAR-SE AO ATENDIMENTO PERSONALIZADO E NÃO INIBIR O FLUXO DE CLIENTES .

NESSE SENTIDO, O ESPAÇO CRIADO MOSTROU-SE ATRATIVO E CONVIDATIVO PELA SOBRIEDADE E ELEGÂNCIA SUTIL DO MOBILIÁRIO EM AÇO, VIDRO, ESPELHO E LAMINADO PLÁSTICO PADRÃO LACAN. A PAREDE DIAGONAL EM VERDE CÍTRICO É O PONTO FOCAL DA LOJA, CONTRAPONDO-SE AOS TONS BRANCOS, BEGES E PRETOS QUE COMPLETAM A PALETA DE CORES DA PROPOSTA.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

ARTIGO: ACÚSTICA - A PROPAGAÇÃO DO SOM

A MAIORIA DOS SONS PROVÉM DE ALGUMA ESPÉCIE DE VIBRAÇÃO MECÂNICA. OS SONS AUDÍVEIS ORIGINAM-SE EM CORDAS VIBRANTES (VIOLINOS E VIOLÕES), EM COLUNAS DE AR EM VIBRAÇÃO (ORGÃOS, CLARINETA, SAXOFONE) E EM PLACAS E MEMBRANAS VIBRANTES (XILOFONES, ALTO-FALANTES).
AS VIBRAÇÕES DE CORPO SONORO CHEGAM AO OUVIDO ATRAVÉS DE UM MEIO TRANSMISSOR ELÁSTICO QUE AS PROPAGA - O PRINCIPAL, CLARO, É O AR. O SOM NÃO SE PROPAGA INSTANTANEAMENTE. SUA VELOCIDADE DEPENDE DA ELASTICIDADE E DA DENSIDADE DO MEIO QUE O TRANSMITE. NO AR, À TEMPERATURA DE 15 GRAUS, A VELOCIDADE DO SOM É DE, APROXIMADAMENTE, 340 M/S. A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA PROVOCA UM AUMENTO DA VELOCIDADE DE SUA PROPAGAÇÃO.
A PROPAGAÇÃO DOS SONS SE FAZ EM ONDAS SONORAS, MOVIMENTOS QUE DESCREVEM AS VIBRAÇÕES DE UM CORPO SONORO, OS QUAIS, SE NÃO ENCONTRAM OBSTÁCULOS, ESPALHAM-SE EM TODAS AS DIREÇÕES, FORMANDO ESFERAS CONCÊNTRICAS.
AS ONDAS SONORAS NÃO CONSTITUEM UM MOVIMENTO DO AR. AO CONTRÁRIO: SÃO SIMPLESMENTE A CONCENTRAÇÃO E DILATAÇÃO DAS MOLÉCULAS DO AR QUE TRANSMITEM, UMAS ÀS OUTRAS, O IMPULSO INICIAL RECEBIDO. O MOVIMENTO DAS ONDAS SONORAS DESCREVE UMA LINHA CURVA QUE SOBE E DESCE, FORMANDO UMA CADEIA DE ELEVAÇÕES E DEPRESSÕES. CADA ELEVAÇÃO E DEPRESSÃO REPRESENTA UM DAS DUAS FASES DA ONDA COMPLETA.
AS ONDAS PODEM VARIAR EM LONGITUDE - QUE SE DETERMINA PELA DISTÂNCIA QUE VAI DE UM PONTO DE UMA ONDA AO MESMO PONTO DA OUTRA. A ALTURA DOS SONS MUSICAIS DEPENDE DA LONGITUDE DAS ONDAS.
JÁ A VARIAÇÃO DE AMPLITUDE É DETERMINADA PELA DISTÂNCIA ENTRE OS PONTOS EXTREMOS DA ONDA E CORRESPONDE À INTENSIDADE DOS SONS MUSICAIS.
AS ONDAS TAMBÉM VARIAM EM SUA FORMA, DETERMINADA PELA CURVA DE SOM QUE A ONDA DESCREVE AO SE PROPAGAR.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PROJ SAÚDE: CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DR. HILMO FALCÃO

A DEMANDA POR LUZ NATURAL CONDICIONOU O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO - UM MINI-JARDIM DE PAPIROS COM FECHAMENTO EM TIJOLOS DE VIDRO PERSONALIZA O ESPAÇO E CONTRIBUI PARA O RELAXAMENTO DOS PACIENTES.
A SALA DE ATENDIMENTO CONTA COM BANCADAS PERIFÉRICAS DE APOIO, LAVATÓRIOS (ADULTO E INFANTIL) E CADEIRA ODONTOLÓGICA COM POSICIONAMENTO CENTRAL: FLEXIBILIDADE DE FLUXOS OTIMIZADA COM FÁCIL ACESSO AO LABORATÓRIO ANEXO.
TONS DE AZUL E BRANCO EM CONTRAPONTO AO REVESTIMENTO EM FREIJÓ LINHEIRO DO MOBILIÁRIO SOB MEDIDA EMPRESTAM ELEGÂNCIA E SOBRIEDADE À ANTE-SALA DO CONSULTÓRIO, ONDE SÃO FEITAS AS CONSULTAS E O PRÉ-ATENDIMENTO. SITUADO NUMA CLÍNICA, HÁ UMA RECEPÇÃO GERAL COM AMPLA SALA DE ESPERA...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ARTIGO: ACÚSTICA - A NATUREZA DAS ONDAS SONORAS

ONDSA SONORAS SÃO VIBRAÇÕES LONGITUDINAIS DO MEIO MATERIAL, TRANSMITIDAS ATRAVÉS DELE COM VELOCIDADES DETERMINADAS PELAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO PRÓPRIO MEIO. O MEIO TRANSMISSOR PRODUZIRÁ EM NOSSOS OUVIDOS EFEITOS MECÂNICOS QUE, AO AFETAREM OS NERVOS SENSORIAIS, SERÃO INTERPRETADOS COMO SOM PELO CÉREBRO.
OS SONS AUDÍVEIS ESTÃO COMPREENDIDOS ENTRE AS FREQUÊNCIAS DE 20 HZ E 20.000 HZ. AS FREQUÊNCIAS INFERIORES À 20HZ ENGLOBAM OS INFRA-SONS - QUE SÃO GERALMENTE PRODUZIDOS POR FONTES DE GRANDE TAMANHO, COMO OS TERREMOTOS.
JÁ OS ULTRA-SONS, SUPERIORES AOS 20.000 HZ, SÃO FREQUÊNCIAS PODEM SER PRODUZIDOS POR UM FENÔMENO CONHECIDO COMO EFEITO PIEZOELÉTRICO, VERIFICADO EM CERTOS CRISTAIS COMO O QUARTZO E A TURMALINA. TRANSMITINDO GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA (JÁ FORAM OBTIDAS FREQUÊNCIAS DA ORDEM DE UM MILHÃO DE HERTZ...), SUAS APLICAÇÕES ESTÃO RELACIONADAS À DETECÇÃO DE ICEBERGS, SONDAGENS PROFUNDAS E, CLARO, NA MEDICINA.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

PROJ LOJA: PETIT AMOUR - ROUPAS & ARTIGOS PARA BEBÊS







MOBILIÁRIO SOB MEDIDA EM PAU-MARFIM DELIMITA SETORES, VALORIZA AS PEÇAS EXPOSTAS E EMPRESTA ACONCHEGO À AMPLA LOJA DE 60M2 COM PÉ-DIREITO DUPLO PARCIAL. ESCRITÓRIO E ESTOQUE OCUPAM O MEZANINO, QUE TAMBÉM CONTA COM UM EXPOSITOR DE ENXOVAIS.


AS GENEROSAS VITRINES EXTERNAM O ESPAÇO E OS PRODUTOS: ATRATIVIDADE , BELEZA E FUNCIONALIDADE COMO FERRAMENTAS DE VENDA!