quinta-feira, 30 de abril de 2009

PROJ CORPORATIVO: HOLDING EMPRESARIAL / CASARÃO, SÃO LUÍS (MA)

O PRESENTE PROJETO DESTINOU-SE A ABRIGAR A HOLDING FORMADA POR TRÊS EMPRESAS: UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE, UMA GRÁFICA E UMA PRODUTORA DE VÍDEO.O PARTIDO ADOTADO INCLUI A REFORMA DO CASARÃO EXISTENTE NO TERRENO E A CONSTRUÇÃO DE UM ANEXO EM SUA PORÇÃO POSTERIOR, COM ACESSO PELA RUA PAULINO DE SOUSA.
O EDIFÍCIO ANEXO DESENVOLVE-SE EM CINCO NÍVEIS, NO FORMATO DE UM L -COM A CIRCULAÇÃO VERTICAL CONCENTRADA NA JUNÇÃO DAS DUAS PERNAS. A PRESENTE IMPLANTAÇÃO, JUNTO À DIVISA LESTE DO LOTE, LIBEROU UMA GENEROSA ÁREA CENTRAL A SER USADA COMO PÁTIO DE ESTACIONAMENTO - FUNCIONANDO COMO UM ESPAÇO DE TRANSIÇÃO ENTRE OS DOMÍNIOS PÚBLICO E PRIVADO. O PISO, EM PARALELEPÍPEDOS, REFORÇA ESSA IDÉIA.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: O PRAZER DIFERENCIADO DE EXPOR SUAS COLEÇÕES


A VALORIZAÇÃO DE PEÇAS COLECIONADAS PELOS CLIENTES É UM DOS MODOS MAIS CERTEIROS DE AGREGAR PERSONALIDADE À AMBIENTAÇÃO. CRIA-SE UM DIFERENCIAL QUE REVELA MUITO DE SUA HISTÓRIA DE VIDA, DESEJOS E SENTIMENTOS -ALÉM DE FORNECER FARTOS SUBSÍDIOS PARA MUITAS CONVERSAÇÕES.
VALE PRATICAMENTE TUDO - DE LATINHAS DE CERVEJA, FOTOS ANTIGAS DE FAMÍLIA, TOY ART, ESCULTURAS, PRESÉPIOS, GRAVURAS, MINIATURAS DE BARCOS...
COMO NESSE CASO: SÃO DEZENAS DE PEQUENAS EMBARCAÇÕES (CARAVELAS, ESCUNAS, TRAINEIRAS, JANGADAS, CANOAS...), EXPOSTAS EM PRATELEIRAS DE VIDRO JATEADO NO HOME-OFFICE DECORADO EM TONS DE VERDE E BRANCO COM UMA PITADA DE LARANJA PRA CONTRASTAR.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ARTIGO: A ESCOLHA DA COR NA ARQUITETURA

A COR É UM IMPORTANTE FATOR PSICOLÓGICO PARA O HOMEM. ELA PODE PROVOCAR-LHE INÚMERAS REAÇÕES, QUE VARIAM DO OTIMISMO À DEPRESSÃO, DA ATIVIDADE À PASSIVIDADE. COM UMA INFLUÊNCIA TÃO GRANDE SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO ERA ÓBVIO QUE A COR SE TORNASSE O OBJETO DE PROFUNDOS ESTUDOS EM VARIADAS ÁREAS - COMO A FÍSICA, A PSICOLOGIA E A FILOSOFIA.
ERA IGUALMENTE LÓGICO QUE A COR PASSASSE A FAZER PARTE DAS PREOCUPAÇÕES DO ARQUITETO DURANTE A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO. AFINAL, O OBJETIVO DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO É OFERECER A SEUS USUÁRIOS CONFORTO E BEM-ESTAR.
A ESCOLHA DA COR A SER UTILIZADA EM UM DADO AMBIENTE, ALÉM DE LEVAR EM CONTA SUA FINALIDADE, É GERALMENTE DETERMINADA PELA LUZ - E, CONSEQUENTEMENTE, PELA SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO SOL. ATRAVÉS DO ESTUDO DA PERCEPÇÃO DA COR PELO HOMEM, CRIOU-SE UMA CLASSIFICAÇÃO DE CORES SEGUNDO SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS PERCEPTÍVEIS.
A PARTIR DELA, PODEMOS DETERMINAR AS CORES QUE MELHOR SE ADAPTEM A CADA AMBIENTE. ASSIM, CORES QUE TRANSMITEM A SENSAÇÃO DE TRANQUILIDADE E LIMPEZA SÃO AS IDEAIS PARA HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE REPOUSO, ETC. EM INDÚSTRIAS PROCURA-SE CORES QUE, DEVIDO ÀS SENSAÇÕES DE ATIVIDADE E OTIMISMO QUE TRANSMITEM, CONTRIBUAM PARA UMA MELHORIA NO ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE DOS OPERÁRIOS.
JÁ EM UM NIGHT-CLUB, POR SUA VEZ, BUSCA-SE UMA COR (OU CORES) QUE TRANSMITAM TAMBÉM ALEGRIA , SENDO QUE, NESSE CASO, PREDOMINAM A COR-LUZ.
SENDO A POSIÇÃO DO AMBIENTE EM RELAÇÃO AO SOL UM FATOR PREPONDERANTE, PARA A CORRETA APLICAÇÃO DA COR FAZ-SE NECESSÁRIA UMA ANÁLISE DO VOLUME E DA QUANTIDADE DE LUZ INCIDENTE. EM UM QUARTO VOLTADO PARA O SUL, POR EXEMPLO, A POUCA LUMINOSIDADE DEVE SER COMPENSADA COM O USO DE UMA COR CLARA, ENQUANTO A SENSAÇÃO DE FRIEZA DEVE SER COMBATIDA COM CORES QUENTES. O IDEAL NESSE CASO SERIA, ENTÃO, UM TOM AMARELO CLARO OU UM TOM ROSADO.
PARA OS AMBIENTES BEM ILUMINADOS, AS CORES FRIAS SÃO IDEAIS. MAS NÃO É APENAS A LUZ NATURAL QUE DEVE SER CONSIDERADA PARA A ESCOLHA DE UMA COR. O TIPO DE LUZ ARTIFICIAL A SER UTILIZADA É IGUALMENTE IMPORTANTE, COM ESTUDOS SOBRE SEUS REFLEXOS NA COR ESCOLHIDA.