segunda-feira, 15 de março de 2010

PAVILHÃO DE LAZER RES. JOAQUIM SÁ
























































O DESAFIO FOI TRANSFORMAR O AMPLO QUINTAL SUBUTIZADO NUMA AGRADÁVEL ÁREA DE LAZER COM PISCINA, CHUVEIRÃO, CHURRASQUEIRA, REDÁRIO E ESPAÇO LIVRE PARA A COLOCAÇÃO DE MESAS PARA AS RECEPÇÕES. OPTOU-SE ENTÃO POR UMA OCUPAÇÃO EM L EM TORNO DE UM PÁTIO CENTRAL ANCORADO PELA PISCINA, COM DECK DE PEDRA CARIRI. A ÁRVORE NIM EXISTENTE FOI MANTIDA, ASSIM COMO A UNHA-DE-GATO QUE RECOBRE O MURO LATERAL.
COLUNAS REDONDAS SUPORTAM AS TESOURAS DE MADEIRA QUE SUSTENTAM O TELHADO DE TELHA COLONIAL AMERICANA, DISTRIBUÍDO EM TRÊS ÁGUAS.A FACHADA POSTERIOR DA CASA EXISTENTE FOI REESTILIZADA PARA MELHOR SE ADEQUAR AO NOVO ANEXO. LINHAS RETAS E UM JOGO DE VOLUMES REALÇADOS POR CORES DIFERENTES, TROUXE IMPONÊNCIA AO CONJUNTO.
A TRANSIÇÃO ENTRE A CASA E O ANEXO SE FAZ POR UMA RAMPA COBERTA POR UMA MARQUISE DE RIPAS DE MADEIRA FIXADA COM CABOS DE AÇO E PROTEGIDA POR UMA LÃMINA DE VIDRO ARAMADO. ARANDELAS BRANCAS DE INSPIRAÇÃO NÁUTICA FLANQUEAM O PÓRTICO DE ACESSO.
LOCALIZADA NA JUNÇÃO DO L, A CHURRASQUEIRA FOI POSICIONADA NA DIAGONAL, VALORIZANDO AS VISUAIS E SENDO ABRAÇADA POR BANCADAS DE APOIO EM GRANITO VERDE UBATUBA. UM BALCÃO BAR COM TAMPO E LATERAL NO MESMO MATERIAL E PAINEL RIPADO DE MADEIRA NA PARTE FRONTAL (A SER INSTALADO), DELIMITAM A ÁREA DE PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS E DRINKS.
UM DISCRETO CORREDOR NA ALA OESTE DÁ ACESSO AO BANHEIRO SOCIAL E À NOVA ÁREA DE SERVIÇO, COM WC, QUARTO DE EMPREGADA, DEPÓSITO E LAVANDERIA.










ANTES E DEPOIS: PAVILHÃO DE LAZER




ACHADO: CUBAS SUSPENSAS




UMA SOLUÇÃO PRÁTICA, BONITA E ECONÔMICA PARA BANHEIROS DE ÁREA REDUZIDA, ONDE A INSTALAÇÃO DE UMA BANCADA MOSTRA-SE INVIÁVEL. A MEIA-COLUNA SUSPENSA TRAZ LEVEZA AO CONJUNTO ENQUANTO A CUBA APRESENTA DIMENSÕES QUE TORNAM O USO BEM CONFORTÁVEL.

sábado, 13 de março de 2010

JOGO DE CORES: CEREJA E BEGE

UMA COMBINAÇÃO DIFERENCIADA QUE DEU PERSONALIDADE E LUDICIDADE À CASA DE PRAIA . A SUGESTÃO DA COR VERMELHO CEREJA PARTIU DA PROPRIETÁRIA -SUGESTÃO PRONTAMENTE ACEITA E INCENTIVADA! ATÉ O PINTOR ESTRANHOU A OPÇÃO, ADMIRANDO-SE, AO FINAL, COM O RESULTADO.
O TOM MARCANTE É SUAVIZADO PELAS ESQUADRIAS E GRADIS PINTADOS EM UM TOM DE BEGE E COMPÕE BEM COM A CERÂMICA TIPO TIJOLINHO USADA NAS COLUNAS E EM ALGUNS TRECHOS DE PAREDE.



DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: SETEIRAS

DE ORIGEM MEDIEVAL, AS SETEIRAS SÃO ABERTURAS VERTICAIS E ESTREITAS ORIGINALMENTE DESTINADAS AO DISPARO DAS FLECHAS PELOS ARQUEIROS. ELEGANTES PELA PROPORÇÃO DE SUAS ABERTURAS, ELAS SÃO UM BELO RECURSO QUANDO SE BUSCA VALORIZAR A VENTILAÇÃO E A ILUMINAÇÃO NATURAIS -COMO NESTE PROJETO.
A DECORRENTE FRAGMENTAÇÃO DA VISÃO DA PAISAGEM EXTERNA INTRIGA A PERCEPÇÃO DA MESMA -NUMA ESPÉCIE DE ANTEVISÃO DO QUE SE DESCORTINARÁ. UMA SOLUÇÃO SIMPLES E RICA EM SUTILEZAS, PORTANTO.

BOM DESENHO: AIR MULTIPLIER

CRIAÇÃO DO INVENTOR INGLÊS JAMES DYSON, O PRIMEIRO VENTILADOR QUE DISPENSA O USO DE HÉLICES, O MULTIPLICADOR DE AR É ASSIM CHAMADO
PORQUE AUMENTA EM QUINZE VEZES A VELOCIDADE DO AR EM SEU ENTORNO. BASEADO NUM SISTEMA DE VARIAÇÃO DE PRESSÃO, O AR É SUGADO PELA BASE DO APARELHO E EXPELIDO DE VOLTA AO AMBIENTE POR UM ANEL DE CIRCULAÇÃO. ELE OPERA SEGUNDO ÁS LEIS DA MECÃNICA DOS FLUÍDOS E CUSTA, LÁ FORA, EM TORNO DE US$ 300,00.
UMA BELA E ESCULTURAL SOLUÇÃO PARA O VELHO PROBLEMA DA INADEQUAÇÃO DOS VENTILADORES DE MESA OU DE COLUNA AOS PROJETOS DE AMBIENTAÇÃO. SALVO AQUELES MODELOS VINTAGE EM AÇO, NENHUM TEM UM DESIGN ELEGANTE E ATRATIVO...

ENTRE ASPAS: GILLES LIPOVESTSKY

" É NA CASA QUE O TERMO LUXO ASSUME SUA ACEPÇÃO MAIS IMPORTANTE: DE CONFORTO E DE AFETO -NÃO DE OSTENTAÇÃO."
GILLES LIPOVESTSKY