domingo, 25 de julho de 2010

PROJETO: QUARTO MASCULINO \ APTO PAULA NEY









PROJETO PARA QUARTO COM ÁREA DE 9,75M2. PARA ATENDER AO PROGRAMA DE NECESSIDADES SEM COMPROMETER A CIRCULAÇÃO, OPTOU-SE PELA DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA DO MOBILIÁRIO. O JOGO DE VOLUMES E PLANOS EM SOBREPOSIÇÃO É VALORIZADO PELO CONTRASTE ENTRE O BRANCO PREDOMINANTE COM O TOM AMADEIRADO DO CARVALHO FIRENZE -PRESENTE NO PAINEL RIPADO QUE SERVE DE FUNDO PARA A TV DE LCD E AVANÇA PELA PORTA DE CORRER DO BANHEIRO E PELA PORTA DE ACESSO AO QUARTO, ALONGANDO VISUALMENTE O ESPAÇO. O MESMO CARAVALHO FIRENZE REVESTE O MÓVEL BAÚ/ARMA´RIO QUE APOIA A BANCADA DE ESTUDOS JUNTO Á JANELA.
O GUARDA-ROUPA, COM DOIS NÍVEIS DE CABIDEIROS, GAVETAS INTERNAS , PORTAS DE CORRER E SAPATEIRAS EXTERNAS´, É AMPLO, FUNCIONAL E NEUTRO. A ESTANTE PARA LIVROS E APOSTILAS TEM NICHOS ABERTOS E FECHADOS. A CAMA-BOX TEM 2,00 X 1,20. A POLTRONA COM RODÍZIOS, ERGONÔMICA, TEM ENCOSTO TELADO E TRAZ SOBRIEDADE AO AMBIENTE.

sábado, 24 de julho de 2010

ESPECIAL: CORREDORES-GALERIAS





OS QUASE SEMPRE INEVITÁVEIS CORREDORES GANHAM AR DE GALERIA QUANDO VIRAM LOCAIS DE EXIBIÇÃO DE OBRAS D'ARTE, COLEÇÕES OU FOTOGRAFIAS. UM TRATAMENTO ADEQUADO NO PISO, PAREDES E ESQUADRIAS , ALIADO À UM PROJETO DE ILUMINAÇÃO CAPRICHADO, PODE TRANSFORMAR O PERCURSO BEM MAIS INTERESSANTE...
DE ACORDO COM O FENG-SHUI, "TODA VEZ QUE HOUVER UM CORREDOR, ESSA RETA PODE TRAZER CORTES. OU SEJA, DESENTENDIMENTOS. ENTÃO, PARA QUEBRAR ESSE TIPO DE ENERGIA, QUE CHAMAMOS DE SHA, USAMOS PLANTAS, CRISTAIS OU LUZ."

ENERGIA RENOVÁVEL: PLACAS SOLARES NO LUGAR DO ASFALTO


O PISO DAS VIAS PODE TER NOVA FUNÇÃO. PESQUISADORES DE IDAHO, EUA,APRESENTARAM UM PROJETO PARA SUBSTITUIR O ASFALTO POR PLACAS SOLARES ESPECIAIS. DE ACORDO COM A EMPRESA SOLAR ROADWAYS, SE O PISO DAS ESTRADAS DE 48 ESTADOS AMERICANOS FOSSE SUBSTITUÍDO POR ESSAS PLACAS, A DEMANDA DE ENERGIA DO PAÍS SERIA SUPRIDA -COM SOBRA!
O DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES NORTE-AMERICANO JÁ ASSINOU UM CONTRATO DE US$ 100.000,00 PARA A CRIAÇÃO DOS PROTÓTIPOS DAS 'ESTRADAS SOLARES' -UM PAINEL DE 3,5 POR 3,5 METROS- PARA DEMONSTRAÇÃO DA TECNOLOGIA. OS PAINÉIS POSSUEM 3 CAMADAS. A PRIMEIRA TEM AS PLACAS ELETRÔNICAS E AS LINHAS DE ENERGIA. NA SEGUNDA FICAM AS CÉLULAS SOLARES, PARA ARMAZENAR A ENERGIA, E LEDS-QUE TERIAM A FUNÇÃO DE CRIAR AS FAIXAS DE SEPARAÇÃO DAS VIAS E GERAR ALERTAS INSTANTÃNEOS: A DEMARCAÇÃO DE SOLO MUDA CONFORME AS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO. A TERCEIRA CAMADA, FEITA DE UM MATERIAL ULTRARESISTENTE (AINDA NÃO REVELADO0), É TRANSLÚCIDA E, SEGUNO A EMPRESA, TEM A CAPACIDADE DE TRAÇÃO DO ASFALTO ATUAL. AS PLACAS TAMBÉM GERARIAM CALOR PARA DERRETER O GELO ACUMULADO NAS VIAS DURANTE O INVERNO.
A OUTRA PARTE DO PLANO É AINDA MAIS AMBICIOSA: POR MEIO DESSAS PLACAS SERIA POSSÍVEL RECARREGAR CARROS ELÉTRICOS QUE TRANSITEM OU ESTEJAM ESTACIONADOS NESSAS VIAS. SONHO?
ESSA TECNOLOGIA JÁ EXISTE E ESTÁ EM TESTES NA ALEMANHA E NA CORÉIA DO SUL.
(fonte: revista quatro rodas)

PROJ LAVABO: APTO. DOM JOAQUIM LOPES





PROJETO DE RENOVAÇÃO DE LAVABO COM MANUTENÇÃO DO PISO E DA BANCADA EM GRANITO EXISTENTES, DEVIDAMENTE SUBMETIDOS À NOVO POLIMENTO. A PROPOSTA FOCOU NA SUPRESSÃO DA VISÃO DA JANELA ALTA VOLTADA PARA À ÁREA DE SERVIÇO DO APARTAMENTO. ASSIM, O NOVO TETO EM GÊSSO FOI REBAIXADO E AVANÇA CURVO SOBRE A BANCADA, EMOLDURANDO O NOVO ESPELHO QUE REVESTE A PAREDE DE FUNDO SOB À JANELA E PERSONALIZANDO O AMBIENTE . UM ESPAÇAMENTO ENTRE O PLANO CURVO DE GÊSSO E O ESPELHO MANTEVE A EXAUSTÃO INALTERADA. A BANCADA GANHOU UMA NOVA CUBA DE SOBREPOR E NOVA TORNEIRA. AS PAREDES FORAM REVESTIDAS DE CERÂMICA 60X40 NA COR BEGE COM UM SUTIL ARABESCO FÔSCO SOBRE ESMALTE POLIDO. A ILUMINAÇÃO CONTA COM LUMINÁRIA DE EMBUTIR QUADRANGULAR NO TETO E UM PAR DE ARANDELAS RETILÍNEAS EM ACRÍLICO.

ANTES E DEPOIS: LAVABO


DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: LUZ AZUL




O USO DE ILUMINAÇÃO INDIRETA AZUL TRAZ SERENIDADE À DOIS AMBIENTES DISTINTOS. NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO USADO TAMBÉM POR UMA MASSOTERAPEUTA, CRIA UMA ATMOSFERA RELAXANTE. NO LIVING DO APARTAMENTO, PROPORCIONA CONFORTO VISUAL PARA ASSISTIR À TV -ALÉM DE VALORIZAR O PAINEL DE LACA ALTO BRILHO QUE A EMBUTE E DAR UM AR DESCOLADO AO ESPAÇO.

JOGO DE CORES: OCRE, BEGES, MARRONS E PRETO


DETALHE DA SOBREPOSIÇÃO DE TONS EM DIFERENTES PLANOS

PROJETO: HOME-THEATER NA VARANDA





TONS TERROSOS EM HOME-THEATER SITUADO NA AMPLA VARANDA VOLTADA PARA O QUINTAL DE UMA CASA DOS ANOS 70: SOBRE A PAREDE TEXTURIZADA NA COR OCRE, PAINEL SUSPENSO DE MDF REVESTIDO EM LAMINADO PLÁSTICO PADRÃO CARVALHO LINHEIRO (REF. M821WP) E MÓDULO DE APOIO EM WENGUÉ (REF. M448WP) SERVEM DE BASE PARA A TELA DE CRISTAL NEGRO DA TV SONY BRAVIA DE 46". À NOITE, UMA ILUMINAÇÃO INDIRETA EMBUTIDA NO PAINEL TRAZ CONFORTO VISUAL E VALORIZA O CONJUNTO.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

OBJETO DE DESEJO: CHAISE-LONGUE EAMES




PROJETADA POR CHARLES & RAY EAMES PARA A HERMAN MILLER, INC. EM 1956, TORNOU-SE UM CLÁSSICO DO DESIGN DO SÉCULO XX . REPRESENTAVA, ENTÃO, O ÁPICE NOS ESFORÇOS DOS EAMESES EM CRIAR UMA POLTRONA USANDO A TECNOLOGIA DO COMPENSADO MOLDADO LANÇADA POR ELES NOS ANOS 40.

ACHADO: LUMINÁRIA DACHSHUND




LUMINÁRIA EM POLIETILENO MOLDADO NAS FORMAS DE UM CÃO DA RAÇA DASCHUND: UM TOQUE DE HUMOR QUE NÃO PODE FALTAR NA CASA DOS AMANTES DE CÃES EM GERAL -E DA RAÇA EM PARTICULAR. COMO FELIZ PROPRIETÁRIO DE UM CASAL DE DASCHUNDS, MAX E MEL, JÁ TENHO A MINHA. DA IMAGINARIUM, POR R$ 139,00.

TENDÊNCIA: LATÃO E PLÁSTICO PARA ÁREAS EXTERNAS







O DESIGNER WALTER LAMB FAZIA EXPERIMENTAÇÕES COM TUBOS DE BRONZE E COBRE RESGATADOS DOS NAVIOS AFUNDADOS EM PEARL HARBOUR, QUANDO CRIOU O PROTÓTIPO DE SUA ICÔNICA COLEÇÃO DE MÓVEIS PARA ÁREAS EXTERNAS. HOJE AS PEÇAS SÃO PRODUZIDAS COM TUBOS DE LATÃO RESISTENTES ÀS INTEMPÉRIES -O QUAL PODE, OPCIONALMENTE, ADQUIRIR UMA RICA PÁTINA COM O PASSAR DO TEMPO. A COLEÇÃO RETOMA TAMBÉM O USO DE CORDAS PLÁSTICAS TRANÇADAS À MÃO -O VELHO SPAGUETTI DA CASA DE NOSSAS AVÓS, AGORA RENOVADO E RESISTENTE PARA O USO AO AR LIVRE.

ENTRE ASPAS: 0SCAR NIEMEYER

" DE UM TRAÇO NASCE A ARQUITETURA. E, QUANDO ELE É BONITO E CRIA SURPRESA, ELA PODE ATINGIR, SENDO BEM CONDUZIDA, O NÍVEL DE UMA OBRA DE ARTE."
OSCAR NIEMEYER