sábado, 30 de junho de 2012

PROJ RESIDENCIAL: APTO JOÃO CORDEIRO

A PROPOSTA DE REFORMA RESUMIA-SE, INICIALMENTE, AO HALL DE ENTRADA. O RESULTADO POSITIVO DA INTERVENÇÃO LEVOU À REFORMA DO LIVING/JANTAR, VARANDA, LAVABO E HOME-THEATER/ESCRITÓRIO. NO AMBIENTE EM L VOLTADO PARA A VARANDA COM VISTA PARA O MAR, TIROU-SE PARTIDO DO VISUAL E DA PAREDE CURVA EXISTENTE. A PAREDE RECEBEU PINTURA ESMALTE BRILHANTE BRANCA, QUE VALORIZOU SUA FORMA - SEJA SOB A FARTA LUZ NATURAL, SEJA SOB A NOVA ILUMINAÇÃO ELABORADA PELO ARQUITETO. O PROJETO LUMINOTÉCNICO REAPROVEITOU PEÇAS EXISTENTES E INCLUIU NOVOS PONTOS DE LUZ, ALÉM DE UM NOVO PENDENTE (IDEIA HOME DESIGN) PARA A MESA DE JANTAR. UM MÓVEL BAIXO EM L QUE ABRAÇA A SUPERFÍCIE CURVA E É O PONTO FOCAL DO LIVING COMPLEMENTA A PROPOSTA -QUE TAMBÉM FEZ UM REBAIXO PIRAMIDAL NO FÔRRO DE GÊSSO NUMA INDICAÇÃO SUTIL DE SETORIZAÇÃO DE USO.
A SALA DE JANTAR COM MESA CENTRAL TRADICIONAL FOI SUBSTITUÍDA POR UM MODELO QUADRANGULAR COM DISPOSIÇÃO TIPO PENÍNSULA -USADA JUNTO AO PAINEL DE RIPAS DE MDF (PADRÃO RUSTIC URAIM, DA FLORAPAC), ELA FAVORECE A FLUIDEZ DA CIRCULAÇÃO E GANHA IMPONÊNCIA NO ESPAÇO. A MESA E AS CADEIRAS, REVESTIDAS COM UM TECIDO CINZA AZULADO, SÃO DA JACAÚNA -MESMA LOJA DO ESPELHO SOBRE O APARADOR. PERTENCENTE AO ACERVO DA FAMÍLIA, A BELA PEÇA RECEBEU PINTURA LAQUEADA PRETA BRILHANTE, JUNTAMENTE COM UMA MESA LATERAL REDONDA QUE AGORA MARGEIA O NOVO E CONFORTÁVEL SOFÁ.
A AMPLA VARANDA GANHOU DESTAQUE COM O REVESTIMENTO DA FACE INTERNA DO GUARDA-CORPO COM PASTILHAS DE VIDRO NA COR VINHO -EMOLDURANDO O QUADRO VIVO DA PAISAGEM QUE SE DESCORTINA AO ENTRAR NO APARTAMENTO. NO MESMO TOM, FILETES DE VIDRO FORAM USADOS, VERTICALMENTE, COMO BORDER NA NOVA BANCADA DO LAVABO - QUE GANHOU UM ELEGANTE E FUNCIONAL FORMATO CURVILÍNEO EXECUTADO EM MÁRMORE TRAVERTINO. A CUBA CURVA ASSIMÉTRICA DE SOBREPOR(DECA) E O AMPLO ESPELHO COMPLETAM A PROPOSTA.
NO PEQUENO HALL DE ACESSO AO LAVABO E AO HOME-THEATER, ALOCOU-SE UM ORATÓRIO PARA ACOMODAR AS IMAGENS SACRAS DA PROPRIETÁRIA. JÁ O HOME-THEATER FOI PLANEJADO CONFORME AS INDICAÇÕES DO PROPRIETÁRIO, QUE INSTALOU UM SISTEMA DE SOM E VÍDEO TOP DE LINHA. O ELEMENTO ÂNCORA DO AMBIENTE É O ARMÁRIO BAIXO EM L QUE OCUPA DUAS DAS PAREDES E RECEBE, EM SUA EXTREMIDADE JUNTO À PAREDE CURVA, UMA BANCADA TRIANGULAR DE VIDRO 15MM. SOB A JANELA, O MÓVEL CONTA COM UM BAÚ (AO LADO DO SOFÁ), NICHOS ABERTOS PARA LIVROS, ARMÁRIOS E PRATELEIRAS CORREDIÇAS PARA OS EQUIPAMENTOS. O PAINEL CHANFRADO DE MDF RIPADO (NO MESMO PADRÃO USADO NO LIVING) RECEBE A TV DE LED DE 47" (SONY BRAVIA) E É CONTIDO PELA PRATELEIRA SUPERIOR -ONDE SERÁ EXPOSTA A COLEÇÃO DE MINIATURA DE BARCOS.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ACHADO: CADEIRA DOBRADURA

UM DETAQUE QUE FAZ TODA A DIFERENÇA: A DOBRADURA NA CHAPA DE AÇO QUE ESTRUTURA A CADEIRA IDEALIZADA POR FREDERICO CHUBA EMPRESTA PERSONALIDADE, BELEZA E LEVEZA A PEÇA...

TENDÊNCIA: DE VOLTA AO PASSADO

ELEMENTOS E REVESTIMENTOS TÍPICOS DE ERAS PASSADAS ESTÃO DE VOLTA À MODA, NUM REVIVAL BEM TÍPICO DO SÉC. XXI. ELEMENTO-ÍCONE DA ARQUITETURA MODERNISTA BRASILEIRA, OS COBOGÓS ESMALTADOS ESTÃO DE VOLTA - ENQUANTO OS DE CONCRETO, QUE TINHAM UM USO, DIGAMOS, PERIFÉRICO, GANHAM POSIÇÃO DE DESTAQUE EM VÁRIOS PROJETOS.
OUTROS EXEMPLOS: OS LADRILHOS HIDRÁULICOS, O FULGET -MUITO USADO NOS ANOS 70/80- E O PAPEL DE PAREDE COM MOTIVOS PSICODÉLICOS TÍPICOS DOS ANOS 60/70.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

NEURÔNIOS: 'THE FOUNTAINHEAD'

BASEADO NA OBRA DE AYN RAND, 'THE FOUNTAINHEAD'(1945) É UM DOS POUCOS FILMES QUE TEM A ARQUITETURA COMO TEMA CENTRAL. DIRIGIDO POR KING VIDOR E COM ROTEIRO ADAPTADO PELA PRÓPRIA AUTORA, ALGO INCOMUM AINDA HOJE, O FILME NARRA A HISTÓRIA DO ARQUITETO HOWARD ROARK (GARY COOPER), UM VISIONÁRIO INDIVIDUALISTA QUE NÃO SE SUJEITA ÀS LEIS DO MERCADO. SEU ESTILO MODERNO VAI CONTRA A CORRENTE DO NEOCLASSICISMO VIGENTE -NUMA CENA, SEU PROJETO DE UM ARRANHA-CÉU SÓ SERÁ APROVADO SE FORAM ANEXADOS ORNAMENTOS À CONSTRUÇÃO. ELE RECUSA E TERMINA POR TRABALHAR NUMA PEDREIRA EM CONNECTICUT, ONDE CONHECE DOMINIQUE (PATRICIA NEAL), FILHA DE UM PROMINENTE ARQUITETO. AYN RAND INSPIROU-SE EM FRANK LLOYD WRIGHT AO CRIAR ROARK E SUGERIU SEU NOME PARA ESBOÇAR OS PROJETOS DO FILME -CONVITE RECUSADO PELO MESTRE. NA VERDADE, O ESTILO DOS PRÉDIOS DO ARQUITETO FICTÍCIO ESTÁ MAIS PARA O MODERNISMO ALEMÃO DOS ANOS 20 DO QUE PARA O ESTILO ORGANISCISTA ENTÃO DESENVOLVIDO POR FLW. ROARK É, DE FATO, A PERSONIFICAÇÃO DO ESPÍRITO HUMANO SEGUNDO RAND E SUA TRAJETÓRIA REPRESENTA O TRIUNFO DO INDIVIDUALISMO SOBRE O COLETIVISMO...

terça-feira, 26 de junho de 2012

ESPECIAL: ESPELHOS

UM RECURSO CURINGA QUE TRAZ AMPLITUDE, BELEZA E SOFISTICAÇÃO AOS AMBIENTES -SEJA REVESTINDO UM TRECHO DE PAREDE, SEJA REVESTINDO UM MÓVEL. FUNCIONAL E DECORATIVO, É SEMPRE UMA ESCOLHA ACERTADA.