sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PROJ LOJA: CASA DOS RELOJOEIROS SHOPPING PARANGABA

MEMORIAL DESCRITIVO:
O PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA A NOVA FILIAL DA CASA DOS RELOJOEIROS NO SHOPPING PARANGABA BUSCOU OTIMIZAR OS CUSTOS DE EXECUÇÃO DA TRANSFERÊNCIA TIRANDO PARTIDO DOS REVESTIMENTOS EXISTENTES NA NOVA LOJA - MATERIAIS DE BOM GOSTO QUE SE ADEQUARAM A PROPOSTA PRETENDIDA E PROPORCIONARÃO AGILIDADE E ECONOMIA NO PROCESSO.
PISO (PORCELANATO HD MÁRMORE CARRARA) E REVESTIMENTOS (PASTILHAS DE MADEIRA TECA, MARMOGLASS, ESPELHOS BRONZE, PAPEL DE PAREDE, PAINEL DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO, ETC.) SERÃO MANTIDOS. COM A READEQUAÇÃO À PROPOSTA SENDO EFETIVADA AOENAS POR PINTURA (CORES ÁGUA CRISTALINA E BRANCO NEVE, DA CORAL) E A ADESIVAÇÃO DAS SUPERFÍCIES. PARTE DOS MÓVEIS EXISTENTES NA LOJA ATUAL SERÃO REUTILIZADOS NA NOVA LOJA, ADEQUANDO-SE À REDUÇÃO DO ESPAÇO.
OS ANTIGOS PROVADORES, FEITOS DE BLOCOS DE GÊSSO, SERÃO RETIRADOS PARA AMPLIAÇÃO DA ÁREA DE VENDAS. OS NICHOS LATERAIS EXISTENTES SERÃO EXPANDIDOS, RECOBRINDO TODA A PAREDE LATERAL DIREITA DO ESPAÇO.
DADA A DIMINUIÇÃO DE ÁREA DE VENDAS, A IDEIA DE UMA LOJA 'ABERTA', COM MÓDULOS-VITRINES ELEVADOS, VALORIZA A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO E O TORNA MAIS CONVIDATIVO E AMIGÁVEL AO CONSUMIDOR QUE PASSA PELO MALL DO SHOPPING. NESSE CONTEXTO, O NICHO LATERAL EXPOSITOR DE ÓCULOS É O GRANDE INDUTOR DESSA CIRCULAÇÃO.
MEZANINO E ESCADA SERÃO MANTIDOS COMO RECEBIDOS, ADEQUANDO-SE ÀS FUNÇÕES DE APOIO DA LOJA. ASSIM COMO OS ALÇAPÕES DE ACESSO PARA AS CAIXAS DE PASSAGEM ENTREGUES NO LIMITE DA LOJA E O SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO TIPO FAN-COIL.
O PROJETO LUMINOTÉCNICO, DE AUTORIA DO ARQUITETO, MANTÊM OS PONTOS EXISTENTES, COM REPOSICIONAMENTOS POR CONTA DO NOVO LAYOUT E SUBSTITUIÇÕES PONTUAIS - EMBUTIDOS DE LED 300X300MM E 600X600MM.
OS MÓVEIS A SEREM REAPROVEITADOS JÁ CONTAM COM ILUMINAÇÃO PRÓPRIA E NOVOS PONTOS DE LUZ PARA EMBUTIDOS DE LED FORAM PREVISTOS PARA OS NICHOS LATERAIS. OS MÓDULOS-VITRINES TAMBÉM CONTAM COM ILUMINAÇÃO EMBUTIDA NA MARCENARIA.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MEMÓRIA URBANA: CONJUNTO DONA BELA

O CONJUNTO DONA BELA, SITUADO NA RUA CAPITÃO FERRAZ, JUNTO AO PARQUE DO PALÁCIO DO BISPO (SEDE DA PREFEITURA) E AO LADO DA BELÍSSIMA IGREJA DO PEQUENO GRANDE, FOI PROJETADO NA DÉCADA DE 1950 PELO MESMO ARQUITETO QUE FEZ O IRACEMA PLAZA HOTEL E O LORD HOTEL. ERA O PRIMEIRO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DE NOSSA CIDADE...
O CONDOMÍNIO É FORMADO POR TRÊS PRÉDIOS DE DOIS PAVIMENTOS CADA, DE LINHAS RETAS COM ELEGANTES CHANFROS DIAGONAIS NAS EXTREMIDADES DAS FACHADAS E GUARDA-CORPO DE ALVENARIA TAMBÉM LEVEMENTE CHANFRADA,"COMO O CONVÉS DE UMA EMBARCAÇÃO", NA DEFINIÇÃO DE UMA MORADORA. . O TERCEIRO PAVIMENTO ERA ORIGINALMENTE OCUPADO PELA LAVANDERIA E CERTAMENTE RECUADO EM RELAÇÃO À FACHADA - OS ACRÉSCIMOS FORAM SENDO FEITOS AO LONGO DO TEMPO.
DESTAQUES PARA O PORTÃO DE FERRO BATIDO DE DESENHO INTRINCADO E PARA A INCOMUM ESCADA EM Y QUE DÁ ACESSO AOS PAVIMENTOS. OS APARTAMENTOS OCUPAM O TÉRREO E OS DOIS PAVIMENTOS - SENDO O ÚLTIMO DO TIPO DÚPLEX.
PROTEGIDO PROVISORIAMENTE DESDE NOVEMBRO DE 2015, O CONJUNTO TEM A VANTAGEM DE TER O USO RESIDENCIAL CONSOLIDADO. ALÉM DO DEMORADO PROCESSO FORMAL, A QUESTÃO QUE SE IMPÕE É O NOVO USO QUE SE DARÁ AO IMÓVEL TOMBADO. " É NECESSÁRIA UMA ARTICULAÇÃO ENTRE VÁRIOS ÓRGÃOS PARA QUE HAJA UM PLANEJAMENTO URBANO. SÓ TOMBAR NÃO É SUFICIENTE. É PRECISO RESIGNIFICAR ESSE BEM NA MEMÓRIA AFETIVA DA POPULAÇÃO", ATESTA A ADVOGADA MANOELA BACELAR, AUTORA DO LIVRO 'TOMBAMENTO: AFETOS CONSTRUÍDOS'(VER NEURÔNIOS/JAN'16).

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

JOGO DE CORES: VERMELHO + PRETO + CASTANHO + BRANCO

PASTILHA DE VIDRO VETROMANI VERMELHO CEREJA REVESTE MEIA-PAREDES INTERNAS DA VARANDA, TRAZENDO COR E DINAMISMO AO ESPAÇO DESTINADO À BRINQUEDOTECA. PEITORIL EM GRANITO PRETO E MÓVEIS DE APOIO EM MDF NOS TONS CASTANHO E BRANCO COMPLETAM A PORPOSTA. FORRANDO O PISO DE GRANITO ORIGINAL, TAPETES DE BORRACHA PRETA.