quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PROJETO: PAVILHÃO INST. ROCHA LIMA

PROJETO PARA PAVILHÃO MULTIUSO DESTINADO A ATENDER UM PROGRAMA QUE DEMANDAVA GARAGEM, SALA DE MÁQUINAS, LAVABO, DEPÓSITO E SALÃO, A PROPOSTA LOCOU A NOVA EDIFICAÇÃO NOS FUNDOS DO TERRENO, JUNTO À IGREJA QUE FAZ PARTE DO COMPLEXO -UM DOS USOS PREVISTOS SÃO ENCONTROS DE CUNHO RELIGIOSO. ASSIM, FECHA-SE A PERSPECTIVA DE QUEM ADENTRA A RUA INTERNA QUE DÁ ACESSO AO INSTITUTO DR. ROCHA LIMA.
O NOVO PAVILHÃO SE CONFORMOU EM TORNO DE UM PÁTIO INTERNO EM FORMA DE L, PARA ONDE SE ABRE O AMPLO SALÃO COM COBERTA DE UM ÁGUA DE TELHA CERÂMICA SOBRE ESTRUTURA DE MADEIRA. A FACHADA RETILÍNEA É CONSTITUÍDA POR PLATIBANDA CONTÍNUA QUE ESCONDE O TELHADO, AMARRANDO E DANDO MAIS IMPONÊNCIA AO CONJUNTO FORMADO PELOS VOLUMES DO PAVILHÃO E DA GARAGEM. UM TRECHO DE JARDIM SEPARA ESSES VOLUMES, UNIDOS VISUALMENTE NA FACHADA. SOB O TELHADO DO PAVILHÃO DISTRIBUEM-SE, AO LONGO DO MURO EXISTENTE, SALA DE MÁQUINAS (ONDE ESTÁ O POÇO ARTESIANO), LAVABO E DEPÓSITO -ALÉM DE UMA BANCADA TIPO BAR COM PIA DE APOIO. ESSE ESPAÇO RECEBERÁ TAMBÉM REUNIÕES DE PAIS E MESTRES, ENCONTROS DE PROFESSORES E CELEBRAÇÕES DIVERSAS-O PÁTIO GRAMADO AO LADO SERVINDO DE ÁREA EXTRA DE APOIO À TAIS EVENTOS.
OBJETIVANDO UM CUSTO ENXUTO, O PROJETO TRABALHOU COM POUCOS ELEMENTOS, DE FÁCIL EXECUÇÃO E MANUTENÇÃO. NO PISO, PORCELANATO QUE IMITA PEDRA NO TAMANHO 60X60 (ELIZABETH); NAS PAREDES, TEXTURA (HIDRACOR) NO TOM TERRACOTA SUAVE, O MESMO DOS DEMAIS PRÉDIOS DO INSTITUTO. A ILUMINAÇÃO, FUNCIONAL E ECONÔMICA, É FEITA POR ARANDELAS DISTRIBUÍFAS AO LONGO DAS PAREDES.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MEMÓRIA URBANA: CASA BANDEIRISTA PRESERVADA

UM BELO EXEMPLO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ARQUITETÔNICA SEM ENGESSAR O CRESCIMENTO URBANO, O PÁTIO VICTOR MALZONI -PROJETO DA BOTTI RUBIN ARQUITETOS- COMO QUE CRIA UMA JANELA NO TEMPO, FAZENDO INTERAGIR A CASA BANDEIRISTA DO SÉC. XVII E O MODERNO PRÉDIO COMERCIAL DO SÉC. XXI.
COMO UMA ESPÉCIE DE RELICÁRIO GIGANTE, O PROJETO, OBEDECENDO ÀS DIRETRIZES DO CONDEPHAAT -ÓRGÃO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO- QUE PEDIA VISUAIS LIVRES DE 10M EM TORNO DA CASA TOMBADA, EMOLDURA-A. USANDO O QUE HÁ DE MAIS AVANÇADO NA ENGENHARIA, CRIOU-SE ASSIM O VÃO LIVRE DE 21 METROS DE ALTURA POR 41 DE LARGURA, EM CUJO TETO ESPELHADO A CASA SURGE REFLETIDA.
SITUADA EM PLENA AV. BRIG. FARIA LIMA, O COMPLEXO É, HOJE, O MAIOR E MAIS CARO ENDEREÇO COMERCIAL DO PAÍS. AS DUAS TORRES ENVIDRAÇADAS DE 19 ANDARES E O EDIFÍCIO DE 11 PAVIMENTOS SUSPENSO SOBRE O VÃO LIVRE SOMAM 175 MIL M2 DE ÁREA CONSTRUÍDA. A PARTIR DO 8o. ANDAR, OS ESPAÇOS COMERCIAIS CHEGAM A 5.000M2 -A MAIOR ÁREA DISPONÍVEL EM LAJE ÚNICA NA CIDADE. PARA OS PEDESTRES, A PASSAGEM SOB O VÃO LIVRE, ENTRE A AVENIDA E A RUA IGUATEMI, FICA LIBERADA.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJ LAVABO : RES HILL DE MORAES

PROJETO PARA LAVABO DE RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR QUE TIROU PARTIDO DA LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO: SOB O VÃO DA ESCADA. ASSIM A LAJE DE FÔRRO -BIPARTIDA EM UM TRECHO PLANO E OUTRO INCLINADO- FOI VALORIZADA COM PINTURA ESMALTADA. JUNTO À PORTA, SOB A LAJE INCLINADA, A BANCADA EM GRANITO ACQUA LUX (AILEC), COM PIA DE SEMI-ENCAIXE (DECA), RECEBEU UM ESPELHO TAMBÉM BIPARTIDO -O FORMATO IRREGULAR DA PEÇAS BIZOTADAS LEMBRANDO AS FACES DE UM CRISTAL...
NO EXÍGUO ESPAÇO, OUTRO DESTAQUE É A COMPOSIÇÃO DE TEXTURAS DAS CERÂMICAS QUE REVESTEM AS PAREDES: MEDINDO 24X59, AS PEÇAS COM TEXTURA ONDULADA (RISCATTO MARMARA, DA METAL) RECOBREM A PAREDE DE FUNDO ENQUANTO AS DEMAIS RECEBEM A VERSÃO LISA. NO PISO, PORCELANATO RAVENA BEIGE, 61X61, COM PAGINAÇÃO DIAGONAL.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

EM OBRA: APTO. JOÃO CORDEIRO 2

PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES COM ÁREA APROXIMADA DE 22M2 ENVOLVENDO OS AMBIENTES SUÍTE MASTER (C/ VARANDA PRIVATIVA) E VARANDA SOCIAL DE APARTAMENTO EM CONDOMÍNIO SITUADO NA TRAV. MOMBAÇA. LAMBRIS DE MAÇARANDUBA, PAINÉIS DE MDF EUCAPRINT LACCA BRANCO, RODAPÉS SANTA LUZIA, PAPEL DE PAREDE E PASTILHAS DE VIDRO VETROMANI SÃO ALGUNS DOS REVESTIMENTOS ESPECIFICADOS.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: BANCADAS C/ MONTANTE EM GRANITO

CONTINUIDADE. O EFEITO DE CONTINUIDADE DA PEDRA QUE MUDA DE DIREÇÃO E DESCE PARA ALCANÇAR O CHÃO. O USO DE MONTANTES DE GRANITO COMO COMPLEMENTO ÀS BANCADAS DE GRANITO VALORIZAM O REVESTIMENTO E O AMBIENTE. COMO NO CASO DAS COZINHAS AMERICANAS; OU DO BALCÃO DE BAR DA CHURRASQUEIRA NO PAVILHÃO DE LAZER; OU AINDA NA BANCADA DE APOIO EM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO COM O DIFERENCIAL DO MONTANTE CHANFRADO...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ACHADO: CADEIRA ÉPOQUE

PROJETO DO DESIGNER HOLANDÊS WYBREN VAN KEULEN, A CADEIRA 'ÉPOQUE' EVOCA O PASSADO NUMA ABORDAGEM MODERNA E BEM-HUMORADA. FEITA EM RESINA DE FIBRA DE VIDRO REFORÇADA, A CADEIRA TEM UMA SUPERFÍCIE CONTÍNUA E REPLETA DE DETALHES E CURVAS, VALORIZADOS PELO ACABAMENTO HIGH-GLOSS. NO MELHOR ESTILO SLOW DESIGN, CADA CADEIRA REQUER CERCA DE 5 HORAS PRA FICAR PRONTA -ENTRE PREPARAÇÃO, LAMINAÇÃO E ACABAMENTO- E O USO PODE SER INTERNO OU EXTERNO.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

JOGO DE CORES: MARROM + PRETO + CINZA AZULADO

SOBRIEDADE E ELEGÂNCIA NA PROPOSTA PARA SALA DE JANTAR: MESA EM MADEIRA EBANIZADA COM TAMPO DE VIDRO QUADRANGULAR COMPONDO COM CADEIRAS COM REVESTIMENTO EM CHENILLE NO TOM CINZA AZULADO DISPOSTA NA POSIÇÃO PENÍNSULA -JUNTO AO PAINEL DE RIPADO EM MDF PADRÃO AÇAI WOOD. COMPLETANDO O CONJUNTO,O BELO APARADOR DO ACERVO PESSOAL DOS PR0PRIETÁRIOS, GANHOU IMPACTO VISUAL COM A EBANIZAÇÃO.