sexta-feira, 22 de julho de 2011

ILUMINAÇÃO: A LUZ ACONCHEGANTE DOS ABAJURES











O ABAJUR É UTILIZADO HÁ TANTO TEMPO QUE SUA ORIGEM E HISTÓRIA SÃO DIFÍCEIS DE SEREM DELINEADAS. PODE-SE DIZER QUE, DE ALGUMA FORMA, OS ABAJURES JÁ EXISTIAM ANTES MESMO DO SURGIMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA, SOB A FORMA DE CANDELABROS E CASTIÇAIS DE MESA.

UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE CONTRIBUIU SUBSTANCIALMENTE PARA A DIFUSÃO DO USO DO ABAJUR FOI O ART NOUVEAU OU LIBERTY, NO FINAL DO SÉCULO XIX. ANCORADO NO UTILITARISMO, A NASCENTE INDÚSTRIA DA ILUMINAÇÃO FOCOU A PRODUÇÃO NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS MENORES, COM GRANDE APELO E ACESSIBILIDADE POPULAR. UMA DAS DERIVAÇÕES DO MOVIMENTO MAIS CONHECIDA FOI INICIADA EM 1900, EM NOVA YORK, POR LOUIS TIFFANY. ELE FOI O CRIADOR DOS QUEBRA-LUZES DOS FAMOSOS ABAJURES DA MARCA, CUJAS CÚPULAS SÃO PRODUZIDAS COM UMA PECULIAR TÉCNICA DE MOSAICO DE VIDROS COLORIDOS SOBRE BASES DE BRONZE NO FORMATO DE TRONCOS OU RAÍZES.

O ABAJUR PODE SER UTILIZADO DE DIVERSAS FORMAS, CONFERINDO UM AR CONTEMPORRÂNEO, CLÁSSICO OU VANGUARDISTA AOS AMBIENTES. A SENSAÇÃO DE CONFORTO, ACONCHEGO E INTIMIDADE, INERENTES À PEÇA, JUSTIFICA SEU USO MAJORITARIAMENTE RESIDENCIAL. O QUE NÃO SIGNIFICA QUE SUA LUZ ACONCHEGANTE NÃO SE FAÇA PRESENTE EM AMBIENTES COMERCIAIS: CONSULTÓRIOS, SALAS DE ESPERA, DA PRESIDÊNCIA OU DIRETORIA DE UMA EMPRESA SÃO ALGUNS DOS LUGARES ONDE SUA PRESENÇA É BEM VINDA.

NORMALMENTE UTILIZADO COMO COMPLEMENTO DA ILUMINAÇÃO, OS ABAJURES EVOLUEM E SE INSPIRAM NAS TENDÊNCIAS DA MODA. OS MATERIAIS QUE PODEM COMPOR O JOGO DE BASE E CÚPULA QUE CARACTERIZA A PEÇA SÃO CADA VEZ MAIS VARIADOS, ADEQUANDO-SE ÀS NECESSIDADES MAIS ESPECÍFICAS. ENTRE OS HITS ATUAIS ESTÃO AS CÚPULAS EM TECIDO PLISSADO OU COM APLIQUES ARTESANAIS; OS ACRÍLICOS NOS MAIS DIFERENTES ACABAMENTOS; E OS ACABAMENTOS COM EFEITO METALIZADO. OPÇÕES, CLARO, NÃO FALTAM -COMO SE PODE VER ...
(FONTE: REVISTA LUMIÈRE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário