quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MEMÓRIA URBANA: RESTAURAÇÃO DO MERCADO DA AEROLÂNDIA

47 ANOS APÓS SUA INAUGURAÇÃO, O MERCADO DA AEROLÂNDIA SERÁ DEVOLVIDO À POPULAÇÃO APÓS UMA REFORMA QUE CUSTOU R$ 1.445.000,00. O PROJETO DE RESTAURO PREVÊ QUE OS BOXES DO LOCAL SEJAM DEDICADOS À GASTRONOMIA, CULTURA E AO ARTESANATO LOCAL - NOS MOLDES DO QUE OCORRE COM O MERCADO DOS PINHÕES.
COM BELAS ESTRUTURAS DE FERRO FUNDIDO, OS DOIS PAVILHÕES VIERAM DA FRANÇA EM 1897 - TÍPICOS EXEMPLARES DA ARQUITETURA DE FERRO QUE A EUROPA EXPORTAVA ENTÃO, COMO O TEATRO JOSÉ DE ALENCAR. ABRIGARAM O MERCADO PÚBLICO DA CIDADE ATÉ SEREM DESMEMBRADOS E REALOCADOS NOS BAIRROS ATUAIS. NA RENOVAÇÃO FORAM RESTAURADAS AS PORTAS, ORIGINAIS, E FEITA A REFORMA DOS FERROS E DO PISO, QUE NÃO SÃO ORIGINAIS.
COM 900 M2 DE ÁREA, O MERCADO DA AEROLÂNDIA TERÁ UM PALCO MÓVEL PARA APRESENTAÇÕES. A EXPECTATIVA É QUE O ESPAÇO VIRE UM PÓLO CULTURAL-TURÍSTICO, COM GESTÃO A CARGO DA SECULFOR, E REVITALIZE O ENTORNO RESIDENCIAL ÀS MARGENS DA BR QUE LIGA FORTALEZA AO SUL DO PAÍS. A QUADRA ESPORTIVA SITUADA AO LADO SERÁ REATIVADA E A PRAÇA RECUPERADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário