terça-feira, 20 de setembro de 2011
SUSTENTABILIDADE: CORREDORES VERDES
OS CORREDORES VERDES SÃO ÁREAS QUE DISPÕEM AS ÁRVORES EM FORMATO LINEAR, EXERCENDO FUNÇÕES ECOLÓGICAS (INTERLIGAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS VERDES COMO PRAÇAS E PARQUES), ESTÉTICAS (DEIXANDO O AMBIENTE BEM MAIS AGRADÁVEL) E CULTURAIS (TORNANDO O AMBIENTE PROPÍCIO PARA AS ATIVIDADES RECREATIVAS, FAVORECENDO O USUFRUTO DO ESPAÇO PÚBLICO PELA POPULAÇÃO).
ESTUDO REALIZADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ (ESALQ), DA USP, EM PIRACICABA, RESULTOU EM UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE CORREDORES VERDES NA CIDADE DE SÃO PAULO, INTERLIGANDO AS SUBPREFEITURAS DA MOOCA, SÉ E PINHEIROS. " APRESENÇA DE ELEMENTOS VEGETATIVOS URBANOS MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DO CIDADÃO, UMA VEZ QUE CONTRIBUI PARA DIMINUIR A INCIDÊNCIA DE ILHAS DE CALOR, AMENIZAR INUNDAÇÕES E REDUZIR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS", AFIRMA A GESTORA AMBIENTAL JULIANA AMORIM, AUTORA DO TRABALHO.
FORTALEZA, CLARO, PRECISA URGENTEMENTE DE CORREDORES VERDES : O CALOR E A INSOLAÇÃO TÍPICOS DA CIDADE SÃO INCOMPATÍVEIS COM QUARTEIRÕES E QUARTEIRÕES DE CALÇADAS ESTÉREIS. É PRECISO UMA CAMPANHA DE INCENTIVO À ARBORIZAÇÃO, COM UMA SELEÇÃO DE ESPÉCIES ADEQUADAS AS DIFERENTES SITUAÇÕES. IMAGINE-SE , POR EXEMPLO, UMA AVENIDA MONSENHOR TABOSA SOMBREADA POR ÁRVORES DE COPAS ALTAS E ESPRAIADAS ... O INCREMENDO DAS VENDAS SERIA IMEDIATO!
NA FOTO, UM REGISTRO DE UM PEQUENO TRECHO -UM QUARTEIRÃO APENAS- DA RUA MONSENHOR CATÃO MAS QUE DEIXA NOS ANTEVER QUÃO AGRADÁVEL SERIA DEAMBULAR POR RUAS ASSIM TÃO BELAMENTE SOMBREADAS. E SE A CASA QUE OCUPA O QUARTEIRÃO FOR VENDIDA E GANHAR UM ADENSADO JOGO DE TORRES RESIDENCIAIS COMO O QUARTEIRÃO VIZINHO? SERIAM AS ÁRVORES MANTIDAS?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário