sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TENDÊNCIA: ARQUITETURA DE GRIFE




O SUCESSO DE DOIS RECENTES LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS QUE APOSTARAM NA ARQUITETURA AUTORAL -O VITRA, DE DANIEL LIBESKIND, E O 360o, DE ISAY WEINFELD -PROVOCOU UM BOOM POR PROJETOS ASSINADOS POR GRANDES ARQUITETOS, INCLUINDO OS GANHADORES DO PRÊMIO PRITZKER, COMO RENZO PIANO OU NORMAN FOSTER.

UM DOS GANHADORES BRASILEIROS, POR SINAL, -O ARQUITETO CAPIXABA PAULO MENDES DA ROCHA (PRITZKER 2006)- VAI LANÇAR UM RESIDENCIAL NO SUMARÉ APÓS UM JEJUM DE 25 ANOS! É O RETORNO DAS LINHAS RETAS E DO CONCRETO APARENTE AO MERCADO IMOBILIÁRIO. EM OUTRO PROJETO, ISAY WEINFELD VAI MESCLAR OS USOS COMERCIAL E RESIDENCIAL COM UMA PROPOSTA DE CASAS DE 125 A 232 M2 SITUADAS NA VILA MADALENA E QUE CUSTARÃO ENTRE 1,3 E 2,2 MILHÕES DE REAIS.

MAS OUSADIA TEM LIMITE: DANIEL LIBESKIND TEVE SUA PRIMEIRA PORPOSTA PARA O VITRA REPROVADA POR CLIENTES DA INCORPORADORA. ELE ACEITOU REDESENHÁ-LA E ADEQUÁ-LA AO GOSTO DO FREGUÊS. O RESULTADO: UM PRÉDIO TRIANGULAR ENVIDRAÇADO COM APARTAMENTOS DE R$ 8 MILHÕES QUE PROMETE RENOVAR O SKYLINE DO ITAIM-BIBI.

ESSE BOOM TEM O MÉRITO DE DAR UM BASTA NO REINADO DOS EDIFÍCIOS NEOCLÁSSICOS QUE SE ALASTRARAM POR SÃO PAULO - NÃO POR ACASO, É BOM LEMBRAR, UMA DAS FACHADAS MAIS BARATAS DE FAZER. GANHA A CIDADE, GANHAM OS FELIZES PROPRIETÁRIOS E GANHA O MERCADO COMO UM TODO, COM A VALORIZAÇÃO DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO BEM DESENVOLVIDO E DIFERENCIADO. SERÁ PEDIR DEMAIS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário