quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
SUSTENTABILIDADE: VÁ DE BIKE!
BERLIM TEM UMA DAS NOITES MAIS MOVIMENTADAS DO MUNDO. NESSA EFERVESCENTE VIDA BOÊMIA, UM DETALHE QUE CHAMA A ATENÇÃO DOS VISITANTES É A AUSÊNCIA DE SERVIÇOS DE MANOBRISTAS NAS PORTAS DAS BALADAS. NA CIDADE MAIS POPULOSA DA ALEMANHA, COM 3,4 MILHÕES DE HABITANTES, NO LUGAR DE VALETS HÁ INÚMERAS BICICLETAS ESPERANDO SEUS DONOS VOLTAREM DEPOIS DE MUITAS CERVEJAS- PEDALAR BÊBADO, POR SINAL, FAZ PARTE DA VIDA BERLINENSE! GRAÇAS A UMA SÉRIE DE POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLANTADAS HÁ MAIS DE DEZ ANOS, A CIDADE CONTA HOJE COM UMA TOTAL DE 775KM DE CICLOVIAS -QUASE 34 VEZES MAIS QUE SÃO PAULO, CUJA POPULAÇÃO É TRÊS VEZES MAIOR! ESTIMA-SE QUE A METRÓPOLE ALEMÃ TENHA 500.000 USUÁRIOS DE BIKERS, CORRESPONDENDO Á QUASE 10% DO TRÁFEGO.
FELIZMENTE, OS BERLINENSES NÃO SÃO OS ÚNICOS QUE TRANSFORMARAM A BICICLETA NUM VEÍCULO PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO E, DE QUEBRA, CRIAR UMA ROTINA MAIS SAUDÁVEL. ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, O CICLISMO AJUDA A MELHORAR A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA, ALÉM DE TRABALHAR OS MÚSCULOS DAS PERNAS. ENQUANTO BERLIN VIROU UM EXEMPLO MUNDIAL DE ADAPTAÇÃO AOS CICLISTAS DE UMA GRANDE CIDADE COM FORTE CULTURA AUTOMOBILÍSTICA, COPENHAGUE (DINAMARCA), FICOU CONHECIDA COMO O LUGAR ONDE SE REALIZA A EXPERIÊNCIA MAIS RADICAL DE USO DE BIKES NO TRÂNSITO URBANO: ELAS JÁ RESPONDEM POR 40% DO TRÁFEGO! PARA FACILITAR A VIDA DOS CICLISTAS FORAM CRIADOS ESTACIONAMENTOS, PONTES EXCLUSIVAS E VAGÕES ESPECIAIS NO METRÕ. AMSTERDAM, NA HOLANDA, TEM UMA POLÍTICA PÚBLICA BEM PARECIDA. SUAS RUAS ESTREITAS E CANAIS SÃO LIMITAÇÕES REAIS AO FLUXO DE VEÍCULOS -TAMBÉM LÁ AS BIKES RESPONDEM POR 40% DO TRÁFEGO URBANO. PARIS É OUTRA GRANDE METRÓPOLE QUE INVESTIU PESADO NESSE SALUTAR MEIO DE TRANSPORTE. LÁ, A CADA 300 METROS SE TOPA COM UMA ESTAÇÃO DE BICICLETAS PÚBLICAS -É PEGAR UMA MAGRELA NUMA ESTAÇÃO E LARGAR NA OUTRA... O PROGRAMA VELIB, CONTRAÇÃO DAS PALAVRAS VÉLO (BICICLETA) E LIBERTÉ (LIBERDADE), É O MAIOR QUE EXISTE NO GÊNERO MAIS A IDÉIA JÁ ESPALHOU-SE PELA ESPANHA (BARCELONA E SEVILHA), PELOS PAÍSES NÓRDICOS (ESTOCOLMO, OSLO E HELSIKI), PELA ÁUSTRIA (VIENA), PELOS ESTADOS UNIDOS (WASHINGTON)...
NA AMÉRICA DO SUL, O MELHOR EXEMPLO É BOGOTÁ. EM MENOS DE SEIS ANOS, A CIDADE GANHOU MAIS DE 300KM DE CICLOVIAS, EQUIPADAS COM BICICLETÁRIOS. O USO DE BIKES JÁ RESPONDE POR 6,5% DAS VIAGENS DIÁRIAS NA CIDADE. NO BRASIL, HÁ PROJETOS VAGOS FALANDO SOBRE A A CRIAÇÃO DE UMA MALHA INSIGNIFICANTE DE CICLOVIAS NAS GRANDES CIDADES E O TRÃNSITO LOUCO E A VIOLÊNCIA SEGUEM SENDO UTILIZADOS COMO ARGUMENTOS PARA JUSTIFICAR POR QUE EXEMPLOS INTERNACIONAIS NÃO PODEM SER REPLICADOS POR AQUI -APESAR DO EXEMPLO COLOMBIANO. MESMO COM O DESCASO DO PODER PÚBLICO, SÃO VENDIDAS CERCA DE 5 MILHÕES DE BICICLETAS POR ANO NO PAÍS. TERESINA (PI) É A CAPITAL BRASILEIRA COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS BICICLETAS NAS VIAGENS DIÁRIAS NA CIDADE: 11,8% DOS DESLOCAMENTOS SÃO FEITOS DE BIKE! NO RIO, CIDADE QUE CONTA COM A MAIOR REDE DE CICLOVIAS DO BRASIL (SÃO 140 KM IMPLANTADOS E 60 PROJETADOS), ESSE ÍNDICE NÃO PASSA DE 4% -E OLHA QUE AS CICLOVIAS JÁ FAZEM PARTE DA PAISAGEM CARIOCA HÁ 15 ANOS...
NUMA CIDADE PLANA COMO FORTALEZA, INCENTIVAR O USO DE BICICLETAS SERIA UMA SALUTAR ALTERNATIVA PARA O CAOS DO TRÂNSITO -SEMPRE LEMBRANDO QUE A BICICLETA É INDICADA PARA PERCURSOS DE ATÉ 7KM, O QUE EQUIVALE A, NO MÁXIMO, 30 MINUTOS DE VIAGEM, A UMA VELOCIDADE MÉDIA DE 15KM/H. PARA PERCURSOS MAIS LONGOS, A SINCRONIA COM O TRANSPORTE PÚBLICO FAZ-SE NECESSÁRIA. ADEQUAR AS IDÉIAS QUE JÁ DERAM CERTO EM OUTRAS CIDADES É A PARTE QUE CABE AO PODER PÚBLICO. À NÓS, CABE DIFUNDIR E INCENTIVAR A PRÁTICA. PEDALEMOS, POIS.
(FONTES: REVISTAS ALFA E VIDA SIMPLES)
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