quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
CURIOSIDADE: O INVENTOR DAS BIKES PÚBLICAS
MUITO MAIS QUE UM CICLOATIVISTA, O HOLANDÊS LUUD SCHIMMELPENNINK, 73, SEMPRE FOI UM HOMEM DA CONTRACULTURA. PREOCUPADO COM O MEIO AMBIENTE E COM O CRESCIMENTO DESENFREADO DA SOCIEDADE DE CONSUMO, ELE CRIOU O GRUPO PROVO NOS IDOS DA DÉCADA DE 60. A IDÉIA ERA PROVOCAR A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES SEM O USO DE NENHUMA VIOLÊNCIA -E, SE POSSÍVEL, COM BOA DOSE DE HUMOR.
EM 1964, LUDD E OS PROVOS, PREOCUPADOS COM O TRÂNSITO DE AMSTERDAM, PROPUSERAM AO GOVERNO UM PROJETO DE FECHAR O CENTRO DA CIDADE PARA VEÍCULOS PARTICULARES, O QUE ALIVIARIA 40% DO TRÁFEGO. PARA AJUDAR A POPULAÇÃO, MAIS DE 20 MIL BICICLETAS SERIAM DISTRIBUÍDAS PELAS RUAS, PARA SEREM COMPARTILHADAS.
A PROPOSTA FOI NEGADA PELAS AUTORIDADES, MAS LUDD RESOLVEU IR ADIANTE: TRAÇOU E COLOCOU EM PRÁTICA AQUILO QUE SE TORNOU O MAIS IMPORTANTE MANIFESTO DOS PROVOS -O PLANO DAS BICICLETAS BRANCAS. LUDD, QUE ERA DESIGNER, IMAGINOU TODA UMA HISTÓRIA: PINTAR 50 BIKES DE BRANCO E ESPALHÁ-LAS PELA CIDADE. O PLANO NÃO CHEGOU A DURAR LONGOS ANOS, MAS FOI TÃO BEM SUCEDIDO QUE SERVIU DE BASE PARA O QUE HOJE CONHECEMOS COMO BICICLETAS PÚBLICAS OU DE ALUGUEL , TÃO EM VOGA NAS CAPITAIS EUROPÉIAS.
(FONTE: REVISTA VIDA SIMPLES)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário