quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ARTIGO: CEARÁ - TERRA DA LUZ E DAS AVES

UMA DAS PRIMEIRAS POSTAGENS DESSE BLOG BASEOU-SE NUM TEXTO DA ESCRITORA ANA MIRANDA REFERENTE A LUMINOSIDADE CEARENSE (VER ARTIGO/AGO'2009). NOVAMENTE INSPIRADO POR UM BELO TEXTO DELA PUBLICADO NO JORNAL O POVO, VEREMOS O QUE SIGNIFICA 'CEARÁ'.
SEGUNDO ANTÔNIO BEZERRA, UMA DAS INTERPRETAÇÕES MAIS ANTIGAS SERIA QUE CEARÁ ERA UMA DERIVAÇÃO DE SAHARA - JÁ QUE OS PRIMEIROS EXPLORADORES ACHARAM-NO PARECIDO COM AS IMENSAS DUNAS ALVAS QUE ABUNDAVAM NAQUELAS TERRAS AINDA SEM NOME. AINDA SEGUNDO BEZERRA, ERA COMUM SE OUVIR DIZER 'SAHARÁ' ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX.
JÁ SENADOR POMPEU APRESENTA OUTRA EXPLICAÇÃO EM SEU DICIONÁRIO TOPOGRÁFICO: " O NOME SIARÁ VIRIA DE SUIA, QUE É CAÇA, E E FOI DADO EM VIRTUDE DA ABUNDÂNCIA DE CAÇA NA REGIÃO". O ESCRITOR JOSÉ DE ALENCAR, CONTUDO, ACHOU ESSA JUSTIFICATIVA FORÇADA: EM TUPI, A PALAVRA CORRETA SERIA SULAIBA , O SUFIXO 'IBA' SIGNIFICANDO QUANTIDADE.
" O NOME CEARÁ TERIA SIDO DADO POR ÍNDIOS POTIGUARES, QUE ESTAVAM FUGINDO DE SUAS TERRAS..., A UM PEQUENO RIO E UMA BARRA, ONDE ENCONTRARAM BANDOS DE AVES EM TAL QUANTIDADE QUE EM NENHUM OUTRO LUGAR TINHAM VISTO. A PALAVRA, SEGUNDO ANTÔNIO BEZERRA, ERA COMPOSTA DE ÇÔO, SÔO OU SÛU, QUE SIGNIFICAVA CAÇA; E ARA, QUE ERA PÁSSARO. PÁSSAROS PARA CAÇAR."
TAL ERA A FARTURA DE AVES QUE ORDENS DE EXTERMÍNIO FORAM DADAS. MAS, APESAR DELAS, QUEM ATRAVESSA O SERTÃO, "AINDA OUVE CONTINUAMENTE, A LONGA DISTÂNCIA, A ANIMADA ALGAZARRA QUE FAZEM OS PERIQUITOS EM BANDOS IMENSOS À SOMBRA DAS ÁRVORES, SOBRETUDO DAS OITICICAS, NAS HORAS QUENTES DO SOL", ATESTA BEZERRA DE MENEZES.
" MUITAS SÃO AS DESCRIÇÕES ANTIGAS QUE MENCIONAM A ALGAZARRA DE PAPAGAIOS, PERIQUITOS, QUERO-QUEROS, JACUS, CORRUPIÕES, XEXÉUS, BANDOS EXTRAORDINÁRIOS DE POMBAS AVOANTES E OUTRAS AVES." COMO A JANDAIA ( OU MARITACA, NHANDAIA, NANDAIA, PERIQUITO-REI), " A AVE QUE CONHECEMOS TÃO BEM: AMARELA, DE DORSO VERDE, AS ASAS AZULADAS E O RABO DO VERDE AO AZUL"... LINDA E BARULHENTA!
CONCORDA-SE , HOJE, QUE 'CEARÁ' SIGNIFICA 'CANTO DA JANDAIA'. COMO ATESTA JOSÉ DE ALENCAR: " CEARÁ É NOME COMPOSTO DE CEMO - CANTAR FORTE, CLAMAR- E ARA - PEQUENA AVE OU PERIQUITO." CEARÁ É UMA CORRUPTELA, PORTANTO DE 'CEMOARA'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário