segunda-feira, 11 de abril de 2016
NEURÔNIOS: EXPO "HÉLIO OITICICA - ESTRUTURA CORPO COR"
EM CARTAZ ATÉ O DIA 01/05, NO ESPAÇO CULTURAL AIRTON QUEIROZ DA UNIFOR, A EXPOSIÇÃO 'HÉLIO OITICICA - ESTRUTURA CORPO COR' APRESENTA O LEGADO ARTÍSTICO DE UM DOS NOMES MAIS IMPORTANTES DO MODERNISMO BRASILEIRO.
SÃO 63 OBRAS QUE PROPÕEM UM PASSEIO POR MOMENTOS MARCANTES DA CURTÍSSIMA CARREIRA DO ARTISTA - QUE MORREU AOS 42 ANOS, VÍTIMA DE UM AVC!.
COM CURADORIA DO FILÓSOFO CELSO FAVARETTO E DA ESTUDIOSA PAULA BRAGA, A MOSTRA É BEM ABRANGENTE. VAI DESDE AS PRIMEIRAS EXPLORAÇÕES ESTÉTICAS COM PINTOR, PASSANDO PELA FORMULAÇÃO DOS 'BÓLIDES' (1963), ATÉ ALCANÇAR A FASE DE CARÁTER PREDOMINANTEMENTE SENSORIAL, QUE ENVOLVE O CORPO E INCITA O PÚBLICO A PARTICIPAR, COM PEÇAS E INSTALAÇÕES QUE SEGUEM ATÉ 1980.
ESSAS ÚLTIMAS SÃO AS ESTRELAS DA EXIBIÇÃO, INICIADA EM 26 DE JANEIRO. NOS BELOS RELEVOS ESPACIAIS, PARANGOLÉS E PENETRÁVEIS, O ARTISTA UNE SENTIDOS QUE EXTRAPOLAM A VISÃO. A COMEÇAR PELO MANUSEIO DO CONTEÚDO DOS BÓLIDES - PEQUENAS CAIXAS COM COMPARTIMENTOS SECRETOS E GAVETAS COM SURPRESAS.
JÁ OS FAMOSOS PARANGOLÉS SÃO MUITO MAIS QUE APENAS UMA CAPA PARA SE VESTIR: AS OBRAS SÃO UMA EXTENSÃO DO CORPO DE QUEM AS VESTE. MESMO.
OUTRO SUCESSO SÃO OS PENETRÁVEIS. OITICICA CRIOU ESPAÇOS E OBJETOS EM FORMA DE LABIRINTO NOS QUAIS O VISITANTE ENTRA E PODE, A PARTIR DAÍ, VIVER EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS. COMO NO PENETRÁVEL 'MACALÉIA' (1978), UM TRIBUTO AO MÚSICO JARDS MACALÉ.
OU NO INEBRIANTE 'GAL' (1969), NA SUA SINGELA PORÉM IMPACTANTE COMPOSIÇÃO DE FILAMENTOS DE PLÁSTICO AZUL, UMA HOMENAGEM À DIVA BAIANA COM QUEM O ARTISTA CHEGOU A MORAR E TRABALHAR - FEZ OS CENÁRIOS DE DOIS SHOWS ANTOLÓGICOS: 'GAL NA BOATE SUCATA' E 'DEIXA SANGRAR'.
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