quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
MOBILIÁRIO: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS CADEIRAS / PARTE 4 1930-1969
1 E 2. O FINLANDÊS ALVAR AALTO (1898/1976) É O MESTRE DA MADEIRA VERGADA, CRIANDO PEÇAS QUE REFLETEM A ESSÊNCIA DO DESIGNE ESCANDINAVO. COMO A POLTRONA 401 (1933) OU A CADEIRA 69 (1935), NA QUAL USA UM CORTE ESPECIAL NA MADEIRA PARA DAR FLEXIBILIDADE ÀS PERNAS DA MESMA.
3, 4, 5, 6 E 7. TRANSMITINDO LEVEZA, HARRY BERTOIA (1915/1978) IDEALIZA, EM 1952, O PROTÓTIPO EM MALHA DE AÇO CROMADO COM ASSENTO DE COURO. NAS VERSÕES BUTTERFLY, SIDE CHAIR E BIRD CHAIR.
8, 9 E 10. EM MADEIRA COMPENSADA, A CADEIRA DINAMARCA, DA SÉRIE 7, FOI PROJETADA POR ARNE JACOBSEN (1902/1971) PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA PRODUÇÃO EM MASSA. VIROU UM ÍCONE.
11, 12 E 13. PROJETADA PELO ARQUITETO EERO SAARINEN (1910/1961), A LINHA TULIP É FEITA EM METAL FUNDIDO RECOBERTO POR UMA CAMADA DE PLÁSTICO. O ASSENTO É DE POLIÉSTER.
14 E 15. VICO MAGISTTRETI (1920/2006) DESENHA, EM 1968, O MODELO EM FIBERGLASS QUE VIRIA A INSPIRAR UMA SEQUÊNCIA DE CADEIRAS EMPILHÁVEIS.
16 E 17. A CADEIRA SACO, CONCEBIDA POR PIERO GATTI, CESARE PAOLINI E FRANCO TEODORO EM 1969, É FEITA DE COURO RECHEADO COM BOLINHAS E VIRARIA UM ÍCONE DOS ANOS 70.
18,19 E 20. CRIADA EM 1969 POR GIANCARLO PIRETTI, A CADEIRA DOBRÁVEL PLIA TEM COMO MATÉRIA-PRIMA O PLÁSTICO. TORNOU-SE OUTRO ÍCONE DOS ANOS 70.
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