quarta-feira, 16 de julho de 2025

TENDÊNCIA: ARQUITETURA SOLARPUNK / INTEGRAÇÃO DA CIDADE À NATUREZA COM USO INTENSIVO DE TECNOLOGIA

A TENDÊNCIA SOLARPUNK VISA QUEBRAR AS CATASTRÓFICAS EXPECTATIVAS PARA O FUTURO DAS NOSSAS CIDADES - COMO NOS CENÁRIOS SOMBRIOS DE FILMES TIPO BLADE RUNNER. BEBENDO DOS CONCEITOS DA BIOFILIA, BIOMIMETICA E BIOURBANISMO, A PROPOSTA CONTEMPLA SOLUÇÕES TECNOLOGICAS E CRIATIVAS QUE ASSEGUREM QUALIDADE DE VIDA AO MORADOR URBANO.
O SOLARPUNK TEM COMO PRINCIPAL BANDEIRA AS FLORESTAS VERTICAIS - OU SEJA, A ARBORIZAÇÃO DOS EDIFÍCIOS. O BOSCO VERTICALE, CRIAÇÃO DO ARQUITETO STEFANO BOERI PARA MILÃO, CONCENTRA EM SEUS TERRAÇOS ÁRVORES, ARBUSTOS E PLANTAS RASTEIRAS QUE CORRESPONDEM A UMA MATA DE 2 HECTARES.
ALÉM DE POSSIBILITAR O CONTATO COM A NATUREZA, A VEGETAÇÃO CAPTURA CARBONO E REDUZ A TEMPERATURA AMBIENTE EM ATÉ 3 GRAUS. ALGO ESSENCIAL NUM CONTEXTO DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS QUE IMPACTAM O PLANETA.
A IDEIA É QUE A SELVA DE PEDRA SEJA PROTEGIDA POR UM MANTO DE VEGETAÇÃO E QUE A NATUREZA SE IMPONHA NOS ESPAÇOS URBANOS - NA RECUPERAÇÃO DOS CURSOS ORIGINAIS DE CÓRREGOS E RIOS PARA MINIMIZAR AS ENCHENTES, NA CRIAÇÃO DE PARQUES E PRAÇAS, NA REDUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO URBANA, NO USO RESPONSÁVEL DA ÁGUA E NO ADEQUADO TRATAMENTO DO ESGOTO E LIXO.
A HORA DE AGIR É AGORA. CADA OBRA CONSTRUÍDA QUE ADOTE TAIS PRINCÍPIOS ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA UM FUTURO MELHOR PARA TODOS NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário