segunda-feira, 27 de maio de 2019

SUSTENTABILIDADE: A ESCOLHA DE MATERIAIS, SERVIÇOS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS MINIMIZAM O IMPACTO DAS CONSTRUÇÕES

O CONSELHO INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO (CIB) APONTA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO COMO O SETOR QUE MAIS CONSOME RECURSOS NATURAIS E UTILIZA ENERGIA DE FORMA INTENSIVA. ALÉM DISSO, ESTIMA-SE QUE 50% DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELO CONJUNTO DAS ATIVIDADES HUMANAS SEJAM PROVENIENTES DA CONSTRUÇÃO.
NA BUSCA POR MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA ATIVIDADE, SURGE O PARADIGMA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - DEFINIDA COMO "UM PROCESSO HOLÍSTICO QUE ASPIRA A RESTAURAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HARMONIA ENTRE OS AMBIENTES NATURAL E CONSTRUÍDO, E A CRIAÇÃO DE ASSENTAMENTOS QUE AFIRMEM A DIGNIDADE HUMANA E ENCORAJEM A EQUIDADE ECONÔMICA", ENFATIZANDO A ADIÇÃO DE VALOR À QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS E DAS COMUNIDADES.
NO MOMENTO DE FAZER AS ESCOLHAS PARA SEU PROJETO - QUE MATERIAIS UTILIZAR? QUE TÉCNICAS APLICAR? - É IMPORTANTE PENSAR NA REDUÇÃO DO IMPACTO QUE ESTA OBRA TERÁ SOBRE O MEIO AMBIENTE. PARA ALÉM DO CARÁTER ECO-FRIENDLY, MORADIAS SUSTENTÁVEIS PROPORCIONAM TAMBÉM ECONOMIA E DURABILIDADE.
UMA CASA OU PRÉDIO SUSTENTÁVEL GERA UMA ECONOMIA DE APROXIMADAMENTE 30% EM SUA MANUTENÇÃO COM MENOS GASTOS COM ÁGUA E ENERGIA E UMA VIDA ÚTIL E ACESSIBILIDADE MUITO MAIORES. ESCOLHER TÉCNICAS MAIS SUSTENTÁVEIS GARANTE MENOR USO DE MATERIAIS E MENOS DESPERDÍCIO.
OUTRO ASPECTO POSITIVO É QUE IMÓVEIS COM TAIS PREOCUPAÇÕES SÃO, EM MÉDIA, DE 10% A 30% MAIS VALORIZADOS. REFORMAS QUE TORNEM IMÓVEIS ANTIGOS MAIS EFICIENTES TAMBÉM SE BENEFICIAM DESSA VALORIZAÇÃO EXTRA - UMA TENDÊNCIA EM CRESCIMENTO CONSTANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário