segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

TENDÊNCIA: TERCEIRA IDADE | A CASA SEGURA PARA O IDOSO

AS ALTERAÇÕES CAPAZES DE EVITAR ACIDENTES COM IDOSOS SÃO BASEADAS NO BOM SENSO. NA SALA, POLTRONAS E SOFÁS DEVEM TER ALTURA ENTRE 55 E 65 CM, FACILITANDO O LEVANTAR. PARA EVITAR DESPERDÍCIOS E CUSTOS ELEVADOS, OS MÓVEIS EXISTENTES PODEM SER ELEVADOS.
AS ESTANTES DEVEM ESTAR BEM FIXADAS NO CHÃO E PRESAS À PAREDE PARA SER UTILIZADAS TAMBÉM COMO PONTO DE APOIO. A TV E O APARELHO DE SOM COM CONTROLE REMOTO, COM OS FIOS PRESOS À PAREDE OU ESCONDIDOS, PARA EVITAR ESCORREGÕES.
O VILÃO DOS TROPEÇOS, CONTUDO, SÃO OS TAPETES. O IDEAL É EVITÁ-LOS E, CASO, OPTE-SE POR USÁ-LOS, DEVEM SER PRESOS NO PISO.
NO QUARTO, A CAMA DEVE SER MAIS ALTA QUE OS MODELOS COMUNS. ASSIM SERÁ MAIS FÁCIL SENTAR-SE NO COLCHÃO E LEVANTAR-SE. A ALTURA RECOMENDADA É DE 55 A 65 CM. ALTURA JÁ COMPATÍVEL COM AS CAMAS-BOXES DISPONÍVEL NOS MERCADO. PARA EVITAR COMPRAR UMA CAMA NOVA BASTA ELEVAR A EXISTENTE.
O CRIADO-MUDO DEVE TER A MESMA ALTURA DA CAMA E BORDAS ARREDONDADAS. SOBRE ELE, É CONVENIENTE TER UMA LUMINÁRIA E UM TELEFONE COM OS NÚMEROS DE AUXÍLIO EM CASO DE EMERGÊNCIA. OS INTERRUPTORES TAMBÉM ESTAR À MÃO.
UMA CADEIRA OU POLTRONA AJUDA NA HORA DE VESTIR MEIAS E CALÇAR SAPATOS. QUANTO AOS ARMÁRIOS, É RECOMENDÁVEL USO DE LUZ INTERNA PARA FACILITAR A LOCALIZAÇÃO DAS ROUPAS - QUE ESTARÃO PENDURADAS EM CABIDEIROS BAIXOS: 1,5 M DE ALTURA. AS PORTAS DEVEM SER LEVES E COM MAÇANETAS GRANDES E ERGONÔMICAS PARA FACILITAR A ABERTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário