segunda-feira, 27 de junho de 2016
ESTILO : VINTAGE OU RETRÔ?
AMBOS TERMOS CARREGAM CONSIGO A ESTÉTICA DO PASSADO, EMBORA COM SIGNIFICADOS DIFERENTES. 'VINTAGE' DESIGNA A PEÇA GENUÍNA DE DETERMINADA ÉPOCA QUE, INSERIDA EM UM AMBIENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA, FAZ A DIFERENÇA. USAR UM MÓVEL ORIGINAL DE ÉPOCA É UMA FORMA DE RESGATAR MEMÓRIAS E PRESERVAR A HISTÓRIA FAMILIAR - TENHAM AS PEÇAS PERTENCIDO AOS PAIS OU AOS AVÓS.
ALÉM DO RESGATE HISTÓRICO, A PROPOSTA VINTAGE TEM UM APELO ECOLÓGICO POR EVITAR O DESCARTE DE PEÇAS: ALÉM DO REAPROVEITAMENTO EVITA-SE A COMPRA DE UMA NOVA PEÇA.
JÁ O TERMO 'RETRÔ' É APLICADO À PEÇAS SIMILARES, QUE SÃO INSPIRADAS NAS ANTIGAS. JÁ COMENTAMOS AQUI OS REVIVALS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TÍPICOS DOS ANOS 50/60, COMO OS LADRILHOS HIDRÁULICOS E O FULGET (VER TENDÊNCIA: DE VOLTA AO PASSADO/JUN'12). OU DE ELETRODOMÉSTICOS E MÓVEIS (VER TENDÊNCIA: A ONDA RETRÔ/MAI'11).
A CONTRIBUIÇÃO DESSA TENDÊNCIA NÃO É EXCLUSIVAMENTE ESTÉTICA E VISUAL. O ANTIGO TEM A CAPACIDADE DE PROMOVER EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS. DIFÍCIL NÃO SER ABSORVIDO PELA ATMOSFERA CRIADA, QUE INVARIAVELMENTE NOS REMETE À MEMÓRIAS DA INFÂNCIA - COM DIREITO A, PROUSTIANAMENTE, RELEMBRAR AS TARDES ADOCICADAS COM OS INESQUECÍVEIS QUITUTES FEITOS PELA MÃE OU PELA AVÓ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário