quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
NEURÔNIOS: "18 GRAUS - RIO MODERNO, A HISTÓRIA DO PALÁCIO CAPANEMA"
"18 GRAUS: RIO MODERNO, A HISTÓRIA DO PALÁCIO CAPANEMA"(ED. LÍNGUA GERAL) É O ENVOLVENTE ROMANCE DE ESTRÉIA DO ARQUITETO E PESQUISADOR LAURO CAVALCANTI SOBRE A CONSTRUÇÃO DO ICÔNICO EDIFÍCIO, MARCO DO MODERNISMO QUE REVOLUCIONOU A CENA CARIOCA NOS ANOS 30 E 40.
O LIVRO DESENHA ENCONTROS FICTÍCIOS ENTRE NOMES QUE POVOARAM ESSA ÉPOCA EM UNIVERSOS DISTINTOS, COMO LÚCIO COSTA, MÁRIO DE ANDRADE, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, STEPHEN ZWEIG, MANUEL BANDEIRA, OSCAR NIEMEYER, JOSEPHINE BAKER, ORSON WELLES E LE CORBUSIER - QUE VEIO AO BRASIL À BORDO DE UM ZEPELLIN.
'18 GRAUS', POR SINAL, É A TEMPERATURA QUE O ARQUITETO FRANCO-SUIÇO, CONVIDADO PARA SER CONSULTOR DO PROJETO, ACHAVA IDEAL PARA TODOS OS QUADRANTES DA TERRA.
"FIZ, NA HISTÓRIA, UMA ANALOGIA EM UM CENÁRIO DOMINADO PELO EMBATE ENTRE INTEGRALISTAS DE DIREITA E INTELECTUAIS DE ESQUERDA. O RIO FERVILHAVA EM TODOS OS SENTIDOS, DA ARQUITETURA À LITERATURA E À POESIA. MISTUREI TUDO E TODOS E ACHO QUE DEU CERTO", ATESTA CAVALCANTI, QUE APÓS COMANDAR O MUSEU DO PAÇO IMPERIAL POR 20 ANOS, ESTÁ A FRENTE DO INSTITUTO CASA ROBERTO MARINHO - QUE TRANSFORMARÁ A MANSÃO DO COSME VELHO EM CENTRO CULTURAL EM 2017.
NOS PLANOS FUTUROS ESTÁ O LANÇAMENTO DE UMA NOVA OBRA DE FICÇÃO, PROVAVELMENTE PASSADA DURANTE A FASCINANTE CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA - UM TEMA REALMENTE INTERESSANTÍSSIMO, QUE JÁ NOS ENCHE DE EXPECTATIVA ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário