terça-feira, 22 de setembro de 2015
MEMÓRIA URBANA: CAPELA DO SÉC XVIII É RESTAURADA EM ITAPIÚNA, CE
´
EMBORA ESTEJAM ENTRE AS PRIMEIRAS CONSTRUÇÕES QUE CONFORMARAM VILAS E CIDADES, AS IGREJAS CARECEM DE PRESERVAÇÃO. NO CEARÁ, APENAS VIÇOSA DO CEARÁ (QUE TEM A CAPELA MAIS ANTIGA DO ESTADO), ICÓ, SOBRAL E ARACATI TÊM TEMPLOS TOMBADOS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. A FALTA DE INTERESSE IMPERA.
A EXCEÇÃO QUE CONFIRMA A REGRA É O INÍCIO DO PROCESSO DE TOMBAMENTO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO EM ITAPIÚNA, NO MACIÇO DE BATURITÉ. ERGUIDA PELOS JESUÍTAS NO POVOADO DE ITANS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVIII ( ENTRE 1720 E 1740), A PARÓQUIA JÁ CONTA COM O RECONHECIMENTO ESTADUAL DA SECULT. AO QUE SEGUIRÁ A BUSCA PELO AVAL DO IPHAN - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.
FOI COM RECURSOS DO ÓRGÃO QUE A SEGUNDA CAPELA MAIS ANTIGA DO CEARÁ FOI RESTAURADA, AO CUSTO DE R$ 265.000,00. COM ESTILO ARQUITETÔNICO DE TRANSIÇÃO ENTRE O MANERISMO E O BARROCO, A REFORMA DO PEQUENO TEMPLO CONSUMIU CINCO MESES - A FESTA DE REINAUGURAÇÃO ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 15\08, COM MISSA CAMPAL REALIZADA PELO BISPO DIOCESANO DE QUIXADÁ.
APESAR DO MACIÇO DE BATURITÉ POSSUIR IMPORTANTES EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS, NENHUM DOS MUNICÍPIOS APRESENTOU PROJETOS E NEM SOLICITOU AS VISITAS DE TÉCNICOS DO IPHAN PARA O RECONHECIMENTO NACIONAL COMO PATRIMÔNIO HISTORICO. O MOSTEIRO DOS JESUÍTAS SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EM BATURITÉ, E O CONVENTO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES, EM GUARAMIRANGA, SÃO DOIS BELOS EXEMPLOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário