segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EBERGIA RENOVÁVEL: SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS EM COBERTAS

CONHECIDOS COMO BIPVs (BUILDING INTEGRATED PHOTOVOLTAICS), OS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTEGRADOS AO ENVELOPE DAS CONSTRUÇÕES PODEM SUBSTITUIR TRADICIONAIS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS - COMO O TELHADO.
COM UMA GRANDE VANTAGEM EM RELAÇÃO AOS SISTEMAS NÃO INTEGRADOS: NÃO HÁ NECESSIDADE DE OCUPAÇÃO DE NOVAS ÁREAS E PODE HAVER BENEFÍCIO ECONÔMICO COM A SUBSTITUIÇÃO DE UMA PARTE DA EDIFICAÇÃO.
NOS SISTEMAS INTEGRADOS À COBERTURA, OS MÓDULOS APOIAM-SE NA BASE DO TELHADO E SUBSTITUEM O REVESTIMENTO CONVENCIONAL. O GERADOR TEM, PORTANTO, UMA DUPLA FUNÇÃO: A DE GERAR ENERGIA ELÉTRICA E A DE PROTEGER O EDIFÍCIO CONTRA OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.
OS CHAMADOS FILMES FOTOVOLTAICOS SÃO LEVES E FLEXÍVEIS, POSSIBILITAM FÁCIL INSTALAÇÃO (POR COLAGEM) E SÃO IDEAIS QUANDO HÁ RESTRIÇÕES DE PESO NOS TELHADOS. FEITOS COM UMA PELÍCULA FINA PARA MANTER A FLEXIBILIDADE E A EFICIÊNCIA, OS MÓDULOS SÃO TAMBÉM ADEQUADOS PARA UTLIZAÇÃO EM SOLUÇÕES NÃO VENTILADAS.
ALÉM DOS PAINÉIS, ENCONTRAM-SE TAMBÉM TELHAS FOTOVOLTAICAS DESENHADAS PARA MIMETIZAR A APARÊNCIA DE UMA TELHA CONVENCIONAL. OUTRA OPÇÃO SÃO OS MÓDULOS SEMITRANSPARENTES, QUE PROPORCIONA BELEZA E SER UMA OPÇÃO PARA O VIDRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário