terça-feira, 23 de outubro de 2012

SUSTENTABILIDADE: SELO VERDE PARA IMÓVEIS RESIDENCIAIS

O MERCADO DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS JÁ ESTÁ CONSOLIDADO NO BRASIL, O QUARTO DO MUNDO EM NÚMERO DE PROJETOS CERTIFICADOS OU EM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO -SÓ PERDEMOS PARA OS ESTADOS UNIDOS, CHINA E EMIRADOS ÁRABES UNIDOS! A NOVIDADE É QUE OS EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS TÊM CONTRIBUÍDO PARA O CONSIDERÁVEL AUMENTO DE 83% VERIFICADO ENTRE 2010 E 2011. NO ANO PASSADO HAVIA 434 EDIFÍCIOS CERTIFICADOS OU COM PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO NO GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL -A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA DA ONG AMERICANA QUE CONCEDE O SELO LEED. AO TODO, O PAÍS CONTA COM 599 PRÉDIOS QUE POSSUEM OS SELOS LEED E AQUA -QUE É CONCEDIDO PELA FUNDAÇÃO VANZOLINI, LIGADA À ESCOLA POLITÉCNICA DA USP.
DOS 556 EMPREENDIMENTOS COM SELO LEED, 18 SÃO RESIDENCIAIS. ENTRE OS 43 COM SELO AQUA, SÃO 7. COMO O EDIFÍCIO PRÍNCIPE DE GREENFIELD, O PRIMEIRO COM O SELO VERDE DE PORTO ALEGRE. O PRÉDIO CONTA COM CISTERNAS PARA A CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA REUSO, PAINÉIS SOLARES, CALDEIRAS MOVIDAS À GÁS NATURAL, VIDROS DUPLOS PARA ISOLAMENTO TÉRMICO, MEDIDORES INDIVIDUAIS DE ÁGUA, ELEVADORES COM MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E AMPLO PROJETO PAISAGÍSTICO. E FOI UM SUCESSO DE VENDAS.
NO GERAL, UM PRÉDIO VERDE TEM O CUSTO DE CONSTRUÇÃO ELEVADO ENTE 1,5 E 5% ENQUANTO OS APARTAMENTOS SOFREM UMA VALORIZAÇÃO NO PREÇO DE VENDA E ALUGUEL DA ORDEM DE 15%. EM CONTRAPARTIDA, A MANUTENÇÃO DIMINUI E O VALOR DO CONDOMÍNIO FICA, EM MÉDIA, 30% MENOR.
NO RIO DE JANEIRO, A PREFEITURA, A EXEMPLO DE PROGRAMAS EXISTENTES EM CIDADES COMO NOVA YORK E LONDRES, LANÇOU EM JUNHO O SELO QUALIVERDE, QUE CONCEDE DESCONTOS QUE PODEM CHEGAR A 50% EM IMPOSTOS SOBRE HABITAÇÃO A IMÓVEIS QUE ADOTEM MEDIDAS VERDES. EM SETEMBRO, O GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL LANÇOU UM SELO DE CERTIFICAÇÃO PARA CASAS - É O CAMINHO A SER SEGUIDO...POR AQUI, ALGUNS PRÉDIOS ESTÃO INCORPORANDO AEROGERADORES E PAINÉIS SOLARES, NUMA PERFEITA ADEQUAÇÃO ÀS NOSSA CONDIÇÕES CLIMÁTICAS. (FONTE: REVISTAS VEJA E EXAME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário