quarta-feira, 25 de julho de 2012
TENDÊNCIA: SLOW DESIGN
NUMA CONJUGAÇÃO DA FILOSOFIA DO SLOW FOOD, LANÇADO EM 1986 PELO JORNALISTA ITALIANO CARLO PETRINI (VER NEURÔNIOS, ABRIL/2011), COM A TENDÊNCIA DO 'COCOONING', O SLOW DESIGN VEM EMBASAR ESSA PRIORIZAÇÃO DOS MOMENTOS DE RELAX DESFRUTADOS DENTRO DE CASA. O CONCEITO SE TRADUZ POR PEÇAS ARTESANAIS, SENSORIAIS, BEM-HUMORADAS E/OU POLIVALENTES.
A QUESTÃO PRINCIPAL É O TEMPO DE PRODUÇÃO -VALORIZA-SE O TRABALHO MANUAL MAS SEM PRESCINDIR DO PROCESSO INDUSTRIAL: A VIABILIDADE ECONÔMICA CONTINUA ESSENCIAL. O PROCESSO TORNA-SE MAIS ELABORADO -DO PROJETO À PRODUÇÃO E AO USO, PASSANDO POR UMA ADEQUADA ESCOLHA DAS MATÉRIAS-PRIMAS. O TOQUE HUMANO TORNA-SE, ASSIM, UM DIFERENCIAL -COMO NAS LUMINÁRIAS ETCH SHADE, DE TOM DIXON, QUE PODEM SER PERSONALIZADAS.
OU O PENDENTE TRUPET, DO COLETIVO SLOW HAND DESIGN -PARA REPRESENTAR COM FIDELIDADE AS LINHAS DA FLOR DO TROMBETEIRO, O RATTAN É CURVADO ARTESANALMENTE.
JÁ O TAPETE GIARDINO, DA PAOLA LENTI, ENVOLVE MATERIAIS DE ÚLTIMA GERAÇÃO MAS OS CADARÇOS ROXOS SÃO TRAMADOS À MÃO. O USO, COMO O NOME SUGERE, PODE SER INTERNO OU EXTERNO, OUTRA CARACTERÍSTICA DO MOVIMENTO.
A REINTERPRETAÇÃO DO PONTO CRUZ NA COLEÇÃO CANEVAS, DE CHARLOTTE LANCELOT PARA A ESPANHOLA GANDIA BLASCO -APESAR DA TECNOLOGIA EMPREGADA NA PRODUÇÃO, AS PEÇAS TRANSMITEM O ACOCHEGO E A SENSAÇÃO ARTESANAL INERENTE AOS BORDADOS.
A CHAISELONGUE SARONG, DA CRAFACTOR, REVERENCIA A EXCELÊNCIA
ARTESANAL TAILANDESA COM SUAS FORMAS VOLUPTUOSAS.
PRÁ FINALIZAR, A EPÍTOME DO PASSAR DO TEMPO -UMA RELEITURA
MINIMALISTA DA ANCESTRAL CADEIRA DE BALANÇO COM A POLTRONA DE BALANÇO FEDRO, DE LORENZO BOZZOLI PARA A DEDON...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário