terça-feira, 25 de outubro de 2011

MEMÓRIA URBANA: OS 80 ANOS DO CRISTO REDENTOR





A CONSTRUÇÃO DO CARTAL POSTAL QUE REPRESENTA O PAÍS FOI UMA EPOPÉIA. A GIGANTESCA ESTÁTUA DEVERIA SER MODELADA POR UM ESCULTOR, MAS SUAS GRANDES PROPORÇÕES PERTENCEM AO DOMÍNIO DA ARQUITETURA ENQUANTO SUA CONSTRUÇÃO E ESTABILIDADE ENTRAM NO CAMPO DA ENGENHARIA.

TUDO COMEÇOU COM UM CONCURSO ABERTO PELA IGREJA CATÓLICA EM 1921 -SOB COORDENAÇÃO DO CARDEAL DOM SEBASTIÃO LEME, QUE PROMOVEU CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO DE DOAÇÕES PARA SUA VIABILIZAÇÃO. O PROJETO VENCEDOR FOI O DO ARQUITETO E ENGENHEIRO HEITOR DA SILVA, QUE TAMBÉM FOI O COORDENADOR DE TODAS AS FASES DA OBRA. SEU BRAÇO DIREITO NO ALTO DO MORRO DO CORCOVADO FOI O TAMBÉM ENGENHEIRO HEITOR LEVY. JÁ A EXECUÇÃO DOS MOLDES QUE DARIAM FORMA A ESTÁTUA COUBE AO ESCULTOR POLONÊS PAUL LANDOWSKI, ENTÃO RADICADO EM PARIS -DONDE SURGIU A FALSA IDÉIA DE QUE A ESTÁTUA TERIA SIDO UM PRESENTE FRANCÊS...

NOS PRIMEIROS DESENHOS DO HEITOR DA SILVA, O CRISTO APARECIA ENVOLTO EM UM MANTO REVOLTO EM DOBRADURAS E SEGURANDO UM GLOBO. FELIZMENTE A IDÉIA DO CRISTO DE BRAÇOS ABERTOS COM AS ELEGANTES LINHAS DO ART DÉCO PREVALECEU...NÃO PODERIA HAVER COMPLEMENTO MELHOR PARA AQUELE PEDESTAL NATURAL DE ROCHA QUE SE ERGUE A QUASE 800 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário