terça-feira, 23 de agosto de 2011
SUSTENTABILIDADE: CONSTRUÇÃO 100% SUSTENTÁVEL
O SETOR DA CONSTRUÇÃO ESTÁ ENTRE OS MAIS POLUENTES DO MUNDO. DE ACORDO COM O PNUMA-PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE-,AS CONSTRUÇÕES CONSOMEM UM TERÇO DOS RECURSOS NATURAIS EM USO NO MUNDO, 12% DA ÁGUA POTÁVEL E 40% DA ENERGIA ELÉTRICA DO PLANETA -ALÉM DE RESPONDER POR UM TERÇO DAS EMISSÕES DE CARBONO. QUINZE PAÍSES POSSUEM METAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NACIONAIS PARA CONSTRUÇÕES -E O REINO UNIDO É O MAIS AGRESSIVO DELES. A PARTIR DE 2016, TODAS AS CASAS CONSTRUÍDAS DEVERÃO TER EMISSÃO ZERO DE CARBONO, DEPOIS DE ERGUIDAS. ELAS TERÃO DE SER CAPAZES DE GERAR TODA A ENERGIA DE QUE PRECISAM PARA FUNCIONAR. HOJE, O AQUECIMENTO CONSOME 82% DA ENERGIA USADA NUMA CASA. E AS MORADIAS SÃO RESPONSÁVEIS POR 27% DAS EMISSÕES DE CARBONO DO REINO UNIDO. O CÓDIGO PARA CASAS SUSTENTÁVEIS, COMO O PLANO É CHAMADO, INTEGRA UMA POLÍTICA AINDA MAIS AMBICIOSA: A REDUÇÃO EM 80% DA EMISSÃO DE GASES CARBÔNICOS ATÉ 2050, EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DE POLUIÇÃO DE 1990.
A PRIMEIRA REGULAÇÃO INGLESA NO SETOR, QUE IMPÔS LIMITES AO GASTO DE ENERGIA NA CONSTRUÇÃO DE FÁBRICAS, DATA DE 1965. COM A CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO, EM 1973, A REGULAÇÃO FOI ESTENDIDA PARA OUTROS TIPOS DE CONSTRUÇÕES. O TRUNFO DO GOVERNO BRITÂNICO FOI SE PREOCUPAR EM DAR VALORES ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS -UM DOS MAIORES ESTUDOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS FOI FEITO, A PEDIDO DO GOVERNO, PELO ECONOMISTA INGLÊS DO BANCO MUNDIAL, NICHOLAS STERN. O RELATÓRIO STERN, PUBLICADO EM 2006, TRADUZIU EM CIFRAS OS BENEFÍCIOS DE SE INVESTIR EM SUSTENTABILIDADE.
"NÓS TRABALHAMOS COM SUSTENTABILIDADE PORQUE É UM NEGÓCIO RENTÁVEL. E VAI SER CADA VEZ MAIS VALORIZADO.", PONDERA PETER BONFIELD, CEO DA BRE, FUNDO PÚBLICO/PRIVADO PARA A CONSTRUÇÃO VERDE, ENDOSSANDO A VANTAGEM EM SE COLOCAR A QUESTÃO ECONÔMICA COMO CARRO-CHEFE NA DEFESA DE MEDIDAS VERDES. A BRE MANTÉM UM PARQUE DE CASAS SUSTENTÁVEIS QUE FUNCIONA COMO UM GRANDE LABORATÓRIO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E DESIGNS ECOEFICIENTES. CONSTITUÍDO POR 12 CASAS FEITAS COM DIFERENTES MATERIAIS -DESDE O TRADICIONAL CIMENTO RECICLADO AO USO DE FIBRA DE MACONHA (!!) NO ISOLAMENTO TÉRMICO DAS PAREDES. E, PARA SUBSTITUIR O VIDRO, PELÍCULAS DE DVD RECICLADO.
CADA PROJETO DA BRE PODE TER MÚLTIPLOS PATROCINADORES, INCLUINDO GOVERNO, TERCEIRO SETOR, UNIVERSIDADES E EMPRESAS. NO PARQUE HÁ DESDE CASAS DE 75 MIL LIBRAS/R$ 203 MIL À CONSTRUÇÕES DE 1 MILHÃO DE LIBRAS/R$ 2,71 MILHÕES. A DIFERENÇA DE TAMANHO ENTRE ELAS NÃO PASSA DE 50M2 - O GRAU DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É O FIEL DA BALANÇA. A CASA MAIS BARATA ATENDE O NÍVEL 4 DA LEGISLAÇÃO -O QUE SIGNIFICA QUE ELA EMITE 40% MENOS GASES POLUENTES E É 30% MAIS EFICIENTE NA GESTÃO DA ÁGUA. JÁ A CASA MILIONÁRIA É AUTO-SUFICIENTE NA GERAÇÃO DE ENERGIA PARA O SEU FUNCIONAMENTO.
MUITAS DAS SOLUÇÕES DO PARQUE NÃO SÃO VIÁVEIS NA VIDA REAL. MAS A MAIOR PARTE DOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS HOJE NO MERCADO INGLÊS JÁ INTEGROU, EM ALGUM MOMENTO, O FUTURÍSTICO PARQUE HABITACIONAL DA BRE. COMO RESULTADO, MAIS DE 1 MILHÃO DE CONSTRUÇÕES JÁ FORAM CERTIFICADAS COM O SELO BREAAM -O PRIMEIRO CÓDIGO SUSTENTÁVEL CRIADO NO MUNDO, HÁ 21 ANOS.
(FONTE: REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário