IMAGINE AS ESTRADAS BRASILEIRAS COM PAVIMENTAÇÃO DE QUALIDADE E QUE UTILIZA NA MISTURA RASPAS DE BORRACHA DE PNEUS VELHOS. ISSO JÁ É UMA REALIDADE EM 8.000 KM DE ESTRADA NO BRASIL -E EM 600 METROS AQUI NO CEARÁ!
NO ESTADO, A UTILIZAÇÃO DE ASFALTO COM PNEUS USADOS É FRUTO DA PESQUISA DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS PAVIMENTOS DA UFC. PARA CADA QUILÔMETRO DE ESTRADA PAVIMENTADA SÃO NECESSÁRIOS 1.200 PNEUS USADOS.
DE ACORDO COM O COORDENADOR DO LABORATÓRIO, RPOF. JORGE SOARES, A BORRACHA DOS PNEUS PODE SER ADICIONADA AO CHAMADO LIGANTE ASFÁLTICO PARA MELHORAR A ELASTICIDADE DO ASFALTO. MAS AINDA NÃO HÁ INCENTIVO PARA QUE A IDEIA SEJA POSTA EM PRÁTICA. "NÃO TEM NEM INDÚSTRIA DE MOAGEM DE PNEUS AQUI. PARA OS TRECHOS TESTADOS EM FORTALEZA, TIVEMOS QUE MOER BORRACHA EM SÃO PAULO.", EXPLICA SOARES.
USAR A BORRACHA PARA COMPOR O LIGANTE PODE ENCARECER O PREÇO DA PAVIMENTAÇÃO MAS, PARA CONTRABALANÇAR OS CUSTOS, USAR RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA AS BASES MAIS PROFUNDAS DA PAVIMENTAÇÃO E TAMBÉM PARA MISTURAR COM O LIGANTE BARATEARIA O CUSTO FINAL. EM PARCERIA COM A PETROBRÁS, O LABORATÓRIO TAMBÉM TEM DESENVOLVIDO PESQUISA COM O LÍQUIDO RESIDUAL DA CASTANHA DE CAJU -COM RESULTADOS BEM POSITIVOS.
(FONTE: JORNAL O POVO, 22/05/2011)
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