segunda-feira, 16 de maio de 2011

SUSTENTABILIDADE: TRANSPORTE COLETIVO


CONVENCER O DONO DE UM CARRO A DEIXÁ-LO EM CASA E TROCÁ-LO PELO TRANSPORTE COLETIVO NÃO É FÁCIL, SEJA NO BRASIL, SEJA EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO. EM PARIS, DESDE O ÍNICIO DA DÉCADA, A PREFEITURA EMPREENDE UMA CRUZADA CONTRA OS AUTOMÓVEIS COM A IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS -CHAMADAS, MUITO APROPRIADAMENTE, DE ESPACES CIVILISÉS (OU ESPAÇOS CIVILIZADOS) E RESTRIÇÕES CADA VEZ MAIORES AO ESTACIONAMENTO NAS RUAS.

EM SÃO PAULO, DEZ GRANDES CORREDORES CORTAM A CAPITAL, COM UM TOTAL DE 120KM DE EXTENSÃO. NO RIO, DESDE 19 DE FEVEREIRO, A CAÓTICA AV. NOSSA SRA. DE COPACABANA GANHOU DUAS FAIXAS DESTINADAS AO TRÂNSITO DE ÔNIBUS E TÁXIS -TRATA-SE DO PROGRAMA BRS (BUS RAPIDE SERVICE), QUE DEU UMA ALIVIADA NO FLUXO DA ARTÉRIA. A AV. BARATA RIBEIRO , VIA PARALELA EM SENTIDO CONTRÁRIO, SERÁ A PRÓXIMA.

ALGO ASSIM ESTÁ PREVISTO PARA O BINÁRIO FORMADO PELAS AVENIDAS SANTOS DUMONT E DOM LUÍS QUE, GANHARIAM MÃO ÚNICA. OUTRO PROBLEMA QUE COMPLICA O FLUXO DE VEÍCULOS É A LIBERALIDADE NO ESTACIONAMENTO DOS CARROS - PARA-SE NOS DOIS LADOS DAS RUAS JÁ ESTREITAS E, PIOR, TIRA-SE A VISÃO DOS CARROS NOS CRUZAMENTOS. NADA QUE UMA BOA DOSE DE ORGANIZAÇÃO E COMANDO NÃO RESOLVESSE MAS ... NADA ACONTECE!

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