'FRANK LLOYD WRIGHT, A BIOGRAPHY', DE MERYLE SECREST ( KNOPF, 1992) APRESENTA O FASCINANTE RETRATO DE UM ÍCONE DA CULTURA NORTE-AMERICANA-UM HOMEM DE ENERGIA INESGOTÁVEL E APETITE INDOMÁVEL PARA EXPERIÊNCIAS, CUJA ILIMITADA CRENÇA NA CERTEZA DE SEUS ATOS O LEVOU A VENCER A BANCAROTA, A PRISÃO, O FOGO, O DIVÓRCIO E O OSTRACISMO SOCIAL. O GRANDE ARQUITETO QUE NUNCA, AO LONGO DE UMA CARREIRA QUE SE ESTENDEU POR SETENTA ANOS, ABANDONOU SEUS PRINCÍPIOS DE DESIGN, NO ESFORÇO DE CRIAR UMA ARQUITETURA PURAMENTE AMERICANA.
CRÍTICO FEROZ DO INTERNATIONAL STYLE, SEU ÚNICO PROJETO EM MANHATTAN, O MUSEU SOLOMON R. GUGGENHEIM, É O CONTRAPONTO EXATO À PROJETOS CONTEMPORÂNEOS COMO O SEAGRAM BUILDING (PHILIP JOHNSON), O LEVER BUILDING (SKIDMORE, OWINGS E MERRILL) OU A CASA DE VIDRO QUE MIES VAN DER ROHE TINHA DESENHADO PARA A DRA. EDITH FARNSWORTH.
ATUALMENTE, A FLW FOUNDATION (http://www.franklloydwright.org/) TEM SEDE EM TALIESIN WEST (PROJETO DE 1937/59 EM SCOTTSDALE, ARIZONA) ONDE SÃO MANTIDOS O ARQUIVO DO ARQUITETO E A ESCOLA DE ARQUITETURA -A CONTINUIDADE DO PROGRAMA DE APRENDIZADO TÉCNICO ESTABELECIDO POR WRIGHT EM 1932; A FUNDAÇÃO TAMBÉM É PROPRIETÁRIA DA TALIESIN ORIGINAL (PROJETO DE 1911/590 NO WISCOSIN, SUA TERRA NATAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário