segunda-feira, 20 de julho de 2009
ARTIGO: ACÚSTICA - QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM
O OUVIDO HUMANO NORMAL DISTINGUE TRÊS QUALIDADES DO SOM: ALTURA, INTENSIDADE AUDITIVA (OU SONORIDADE) E TIMBRE. A ALTURA É A QUALIDADE QUE NOS PERMITE DIFERENCIAR OS SONS GRAVES DOS SONS AGUDOS. ESSA DISTINÇÃO É FUNÇÃO DIRETA DA FREQUÊNCIA DE ENERGIA VIBRATÓRIA E, POR ESSE MOTIVO, O SOM É TANTO MAIS AGUDO QUANTO MAIOR FOR A SUA FREQUÊNCIA.
A INTENSIDADE É A PROPRIEDADE QUE SE CARACTERIZA PELA GRADAÇÃO COM QUE O SOM IMPRESSIONA O ÓRGÃO AUDITIVO. É ELA QUE NOS PERMITE DISTINGUIR UM SOM FORTE (DE GRANDE INTENSIDADE) DE UM SOM FRACO. QUANDO UMA PESSOA É EXPOSTA POR MUITO TEMPO À NÍVEIS SONOROS SUPERIORES A 80 dB (DECIBÉIS), PODE-SE OBSERVAR DANOS IRREPARÁVEIS NO APARELHO AUDITIVO - ALÉM DE DISTÚRBIOS COMO A FADIGA E A NEUROSE. ACIMA DE 120 dB, A SENSAÇÃO AUDITIVA CEDE LUGA À DOR.
TIMBRE É A QUALIDADE QUE NOS PERMITE DISTINGUIR SONS DE MESMA ALTURA E MESMA INTENSIDADE MAS EMITIDOS POR INSTRUMENTOS DIFERENTES. OS RESPONSÁVEIS PELO TIMBRE SÃO OS HARMÔNICOS QUE ACOMPANHAM O SOM FUNDAMENTAL. POR CONSEGUIMOS RECONHECER UMA MESMA NOTA MUSICAL EMITIDA POR UM VIOLINO E UM PIANO. ISSO PORQUE, APESAR DO SOM FUNDAMENTAL SER O MESMO, OS HARMÔNICOS SÃO DIFERENTES.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário