domingo, 28 de novembro de 2010

OPINIÃO: CRÍTICA ARQUITETÔNICA





UMA RECENTE VIAGEM À BELO HORIZONTE ME FEZ RELEMBRAR UM ARTIGO DE J.R. GUZZO PUBLICADO NA REVISTA VEJA DE 17 DE MARÇO DE 2010: O TEMA DO COLUNISTA ERA O NOVO CENTRO ADMINISTRATIVO DO GOVERNO DE MINAS GERAIS.
SITUADA A MEIO CAMINHO ENTRE A CAPITAL E O LONGÍNQUO AEROPORTO, A VISÃO DO CONJUNTO IMPRESSIONA PELA GRANDIOSIDADE MAS GERA QUESTIONAMENTOS. NAS PRECISAS PALAVRAS DO COLUNISTA: " A OBRA NÃO SE QUALIFICA PARA ENTRAR EM NENHUMA LISTA DOS GRANDES HORRORES ARQUITETÔNICOS DO BRASIL (UM ÓBVIO EXAGERO), MAS TAMBÉM NÃO ESTÁ DESTINADA A SER UMA NOVA ATRAÇÃO NA CAPITAL MINEIRA.
PARECE, APENAS, FRUTO DE UMA ARQUITETURA CANSADA, PREVISÍVEL, COM CONSTRUÇÕES QUE DÃO A IMPRESSÃO DE JÁ ESTAREM VELHAS NO DIA DA INAUGURAÇÃO. NÃO SE VÊ, ALI, NENHUM SINAL DE QUE TENHA OCORRIDO ALGUMA BOA IDÉIA NA ARQUITETURA MUNDIAL AO LONGO DOS ÚLTIMOS CINQUENTA ANOS." A SENSAÇÃO DE DEJÁ-VU É, MESMO, DESCONCERTANTE: FAZ LEMBRAR O MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA ... UM PROJETO DESSA ENVERGADURA NÃO TERIA MERECIDO UM CONCURSO PÚBLICO DE IDÉIAS?
"MAS A CIDADE ADMINISTRATIVA LEVANTA DISCUSSÕES QUE VÃO MUITO ALÉM DA ESTÉTICA. BH, COMO TODAS AS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS, VIVE UMA NECESSIDADE DESESPERADA DE SALVAR O SEU CENTRO; POR QUE, A ESTA ALTURA, LEVAR A SEDE DO GOVERNO PARA UM LUGAR QUE FICA A 20 KM DE DISTÂNCIA?
A EXPERIÊNCIA MOSTRA QUE SE DEVE TEMER, TAMBÉM, PELO FUTURO DO PALÁCIO DA LIBERDADE -UM DOS MAIS BELOS PALÁCIOS DE GOVERNO DO BRASIL, EM FUNCIONAMENTO DESDE 1897 E INSEPARÁVEL DA ALMA DE BELO HORIZONTE."
QUESTÕES COMO ESSA DEVIAM MERECER UMA MAIOR E MELHOR COBERTURA POR PARTE DA IMPRENSA NÃO ESPECIALIZADA, DESMITIFICANDO A ARQUITETURA E O URBANISMO -NOSSAS CIDADES AGRADECERIAM....

Nenhum comentário:

Postar um comentário