UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
SUSTENTABILIDADE: MADEIRA CERTIFICADA / A MADEIRA LEGAL DIFERENCIADA
COMO JÁ VIMOS (VER SUSTENTABILIDADE/ JUL'22), A MADEIRA LEGAL É A GARANTIA DE UMA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FLORESTA, GERANDO RENDA SEM PERDER SUA ESTRUTURA, POIS O CORTE RESPEITA O TEMPO QUE A NATUREZA PRECISA PARA SE REGENERAR. A ÁRVORE TEM DE TER ALTURA E DIÂMETROS ACIMA DE UM LIMITE DETERMINADO E UMA MESMA ÁREA SÓ VOLTA A SER EXPLORADA, EM MÉDIA, TRINTA ANOS DEPOIS.
AS CERTIFICAÇÕES SÃO 'DIPLOMAS' QUE TODA MADEIRA LEGALIZADA PODE TER. É UM PROCESSO VOLUNTÁRIO, QUE ATESTA QUE A MADEIRA FOI RETIRADA DA FLORESTA ATENDENDO A VÁRIOS CRITÉRIOS AMBIENTAIS E SOCIAIS. POR SER OPCIONAL, CABE À NÓS, PLAYERS DO MERCADO E CONSUMIDORES, EXIGIR TAL DIFERENCIAÇÃO DOS FORNECEDORES.
EXISTEM DOIS TIPOS DE CERTIFICAÇÃO: MANEJO FLORESTAL (PARA EMPRESAS EXPLORADORAS) E CADEIA DE CUSTÓDIA (SELO NO PRODUTO FINAL FEITO COM MATÉRIA-PRIMA CERTIFICADA). NO BRASIL, HÁ DOIS SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO, REGULADOS PELO INMETRO E PELO FSC BRASIL (CONSELHO BRASILEIRO DE MANEJO FLORESTAL). FAÇAMOS A PARTE QUE NOS CABE E EXIJAMOS TAIS SELOS DE GARANTIA AO ADQUIRIR MADEIRAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário