UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quarta-feira, 15 de junho de 2022
ARTE: MOVIMENTO MÓVEL-ARTE / NA FRONTEIRA ENTRE O DESIGN E ARTE
O MOVIMENTO MÓVEL-ARTE / ART-FURNITURE É CARACTERIZADO POR PEÇAS ÚNICAS, OU PRODUZIDAS COM TIRAGEM LIMITADA, QUE FICAM NA FRONTEIRA ENTRE O DESIGN E A ARTE. O AMERICANO WILLIAM CASTLE (1932-2018), QUE TRANSFORMAVA TRONCOS EM MÓVEIS ESCULTURAIS, É CONSIDERADO O PAI DO MOVIMENTO.
CASTLE, AO LADO DE WHARTON ESHERICK, SAM MALOOF E GEORGE NAKASHIMA (VER DESIGNER/MAIO''22) SÃO CONHECIDOS COMO OS BIG 4 DO MODERNO MOBILIÁRIO ARTESANAL EM MADEIRA.
A TRADIÇÃO SEGUE, FELIZMENTE, FORTE NAS NOVAS GERAÇÕES. COMO ATESTAM OS TRABALHOS DO JOVEM SUL-COREANO SE HWA BAE E SEUS BELOS E ELEGANTES SOFÁS E POLTRONAS DE RIPAS CURVADAS DE MADEIRA. OU O DESIGNER BIOMÓRFICO DINAMARQUÊS MATHIAS BENGSTSSON COM A ESCULTURAL POLTRONA SLICES, FEITA DE FATIAS DE MADEIRA. UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE: SÓ VINTE PEÇAS FORAM FEITAS, AO CUSTO DE US$ 65 MIL A UNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário