UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
VIDRO: EDO GLASS / TÉCNICA ARTESANAL É PATRIMÔNIO CULTURAL DO JAPÃO
A MOSTRA 'SOPROS - DESIGNS DE VIDRO JAPONÊS, EM CARTAZ NA JAPAN HOUSE PAULISTA ATÉ 06/03/22, LANÇA LUZ SOBRE O EDO GLASS, PATRIMÔNIO CULTURAL NIPÔNICO.
TÉCNICA ARTESANAL DESENVOLVIDA DURANTE O PERÍODO EDO, ENTRE OS SÉCULOS XVII E XIX, APÓS A CHEGADA DOS VIDROS INTRODUZIDOS POR PORTUGAL E PAÍSES BAIXOS. DEU-SE ENTÃO A POPULARIZAÇÃO DE UM MATERIAL DE USO ATÉ ENTÃO RESTRITO. ANCESTRAL, O VIDRO COMEÇOU A SER PRODUZIDO NO JAPÃO DURANTE O PERÍODO YAYOI, POR VOLTA DO SÉCULO IV A.C.
O VIDRO MANUFATURADO EM EDO (ATUAL TÓQUIO) É CARACTERIZADO POR UMA EXCEPCIONAL TRANSPARÊNCIA E DESIGN LIVRE E ELEGANTE, FRUTO DAS HABILIDADES DOS VIDRACEIROS - O QUE RESULTA EM PEÇAS ÚNICAS. UMA VARIAÇÃO É O EDO KIRIKO, NO QUAL AS PEÇAS SÃO GRAVADAS COM MOTIVOS TRADICIONAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário