UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
TENDÊNCIA: BIOARQUITETURA + BIOMIMÉTICA + BIOFILIA + BIOURBANISMO = QUALIDADE DE VIDA / PARTE 1
CORRENTES DE VANGUARDA DA ARQUITETURA E URBANISMO QUE BUSCAM REVERTER A EXPLORAÇÃO E DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PROVOCADAS PELA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, SÃO OS NOVOS ARAUTOS DA SUSTENTABILIDADE. COMECEMOS PELA BIOMIMÉTICA E A BIOARQUITETURA.
A BIOMIMÉTICA É UMA CIÊNCIA QUE FOCA NA CAPACIDADE DE CRIAR SOLUÇÕES PROJETUAIS À PARTIR DA REPRODUÇÃO TÉCNICA DE MECANISMOS DA NATUREZA - DO NANO AO MACRO. ALGO QUE SEMPRE ESTEVE PRESENTE MAS QUE GANHA PROTAGONISMO NO CENÁRIO ATUAL.
JOSEPH PAXTON (1803/1865), O ARQUITETO BRITÂNICO QUE CRIOU O PALÁCIO DE CRISTAL PARA A EXPO UNIVERSAL DE LONDRES DE 1851, SE INSPIROU NAS NERVURAS DAS MAJESTOSAS FOLHAS DA VITÓRIA-RÉGIA PARA. DESENHAR SUA INTRICADA ESTRUTURA. COLMÉIAS, NINHOS OU FLORES SÃO EXEMPLOS DE OUTRAS FONTES DE INSPIRAÇAO E OS PROJETOS RESULTANTES RESSALTAM A PRIMOROSA PERFEIÇÃO DA MÃE NATUREZA.
A BIOARQUITETURA, QUE TEM NO BIOMIMETISMO UMA DE SUAS FERRAMENTAS, FOCA NA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - QUE CONSOME 40% DE TODOS OS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA, COMO ÁGUA, MATÉRIAS-PRIMAS E ENERGIA!
OS SELOS DE CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING, O ENVOLVIMENTO DOS FABRICANTES NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS QUE CONSOMEM MENOS ÁGUA E ENERGIA NA SUA PRODUÇÃO SÃO RESULTADOS DESSA PREOCUPAÇÃO. MAS SÓ ISSO NÃO BASTA.
A TENDÊNCIA DA VEZ É A CRIAÇÃO DE PRÉDIOS AUTOSSUFICIENTES EM ENERGIA E A REGENERAÇÃO DAS CIDADES, COM O RETROFIT DOS EDIFÍCIOS EXISTENTES. NÃO POR ACASO, O PRITZKER PRIZE DE 2021 FOI DADO À UMA DUPLA DE ARQUITETOS FRANCESES QUE RENOVAM EDIFICAÇÕES ANTIGAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário