UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
segunda-feira, 28 de junho de 2021
CONFORTO TÉRMICO: VENTILADOR DE TETO / OTIMIZANDO A SENSAÇÃO TÉRMICA
OS VENTILADORES NÃO REDUZEM A TEMPERATURA AMBIENTE MAS AJUDAM A MELHORAR A SENSAÇÃO TÉRMICA, JÁ QUE O DESLOCAMENTO DE AR FAZ O SUOR EVAPORAR MAIS RÁPIDO, ELIMINANDO O CALOR DA PELE.
GASTANDO EM TORNO DE 10% DA ENERGIA DE UM APARELHO DE AR CONDICIONADO DO TIPO SPLIT, OS VENTILADORES DE TETO SÃO MAIS SEGUROS E INDICADOS PARA AMBIENTES MAIORES. ELES PROMOVEM A CIRCULAÇÃO DO AR QUENTE RAREFEITO CONCENTRADO JUNTO AO TETO, DISTRIBUINDO-O UNIFORMEMENTE.
IMPORTANTE: QUANTO MAIS PÁS E MAIOR O ÂNGULO DE INCLINAÇÃO DELAS, MAIOR A QUANTIDADE DE AR MOVIMENTADA. OS MODELOS NACIONAIS TÊM, EM GERAL, ÂNGULO DE 6 GRAUS. JÁ NOS IMPORTADOS O ÂNGULO CHEGA A 15 GRAUS.
OUTRO DETALHE A CHECAR: A POTÊNCIA DO MOTOR. OS MODELOS QUE GIRAM A CERCA DE 400 ROTAÇÕES POR MINUTO (RPM) PODEM GERAR FORTES JATOS DE VENTO E CAUSAR RUÍDO. O IDEAL SERIA UMA POTÊNCIA DE 200 RPM: O VENTO É MAIS SUAVE E SILENCIOSO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário