UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
ARTE: REVIVAL ANOS 50 | ARTE CINÉTICA E A OP ART
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS SURGIDOS NA DÉCADA DE 1950, A ARTE CINÉTICA E A OP ART SE CARACTERIZAM POR OBRAS QUE SOBREPÕEM PLANOS E LINHAS E CONSEGUEM UM EFEITO TRIDIMENSIONAL, QUE ILUDE O OLHAR AO LIDAR COM A SENSAÇÃO DE MOVIMENTO E PROFUNDIDADE.
CONSIDERADO O PAI DA OP ART, O HÚNGARO NATURALIZADO FRANCÊS VICTOR VASARELY (1906/1997) FOI UM EXÍMIO PROVOCADOR, AO PROPOR EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS AO OBSERVADOR. OUTRO NOME DE DESTAQUE FOI O ARTISTA PLÁSTICO VENEZUELANO JESÚS RAFAEL SOTO (1923/2006), CUJO FRESCOR DA GEOMETRIA NUM RITMO NOVO PARECE O VIAJAR DO VENTO EM LINHA.
OUTRO VENEZUELANO, CARLOS CRUZ-DIEZ, 95 ANOS, SE NOTABILIZOU POR EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DA COR - SÃO DELE AS ÚLTIMAS QUATRO FOTOS ACIMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário