NO PRIMEIRO PAVIMENTO, AS SEMENTEIRAS E OS BERÇÁRIOS DE MUDAS DAS CERCA DE 200 ESPÉCIES CULTIVADAS NO PRÉDIO DIVIDEM ESPAÇO COM O ARROZAL. LEDS E VÁRIAS LÂMPADAS HEFL (UM TIPO DE FLUORESCENTE COM PODER DE ILUMINAÇÃO SEMELHANTE AO DO SOL) ESTIMULAM O CRESCIMENTO DAS PLANTAS. O GRÃO É CULTIVADO SOBRE UMA CAMADA DE CASCA DE COCO PROCESSADA (MAIS LEVE QUE A TERRA) NUM CANTEIRO COM 20CM DE PROFUNDIDADE. FUNCIONÁRIOS SÃO ESTIMULADOS A PARTICIPAR DO CULTIVO E DAS TRÊS COLHEITAS ANUAIS. TODA A PRODUÇÃO É USADA PARA ABASTECER O REFEITÓRIO DA EMPRESA.
UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
terça-feira, 13 de novembro de 2018
SUSTENTABILIDADE: A HORA E A VEZ DAS FAZENDAS URBANAS
PARA ABRIGAR A SEDE DE UMA EMPRESA, O PRÉDIO DE NOVE ANDARES EM TÓQUIO FOI REFORMADO PELO ARQUITETO YOSHIMI KONO PARA RECEBER 4 MIL M2 DE ÁREAS VERDES. COMO RESULTADO, O PASONA URBAN FARM CONTÉM HORTAS NA FACHADA E EM SEU INTERIOR, PRODUZINDO FRUTAS, LEGUMES E HORTALIÇAS PARA OS FUNCIONÁRIOS.
UMA GRADE DE ALUMÍNIO COBRE AS VIDRAÇAS DAS FACHADAS E APOIA INÚMERAS FLOREIRAS ONDE PÉS DE LARANJA, DE CEREJA, DE LIMÃO E DE MARACUJÁ SE MISTURAM ÀS FLORES E FOLHAGENS. SAZONAL, A VEGETAÇÃO PERDE FOLHAS NO INVERNO E DEIXA A LUZ ENTRAR. VIÇOSA NO VERÃO, BARRA O EXCESSO DE LUMINOSIDADE.
NOS NOVE PAVIMENTOS, AS TRADICIONAIS DIVISÓRIAS FORAM SUBSTITUÍDAS POR FLOREIRAS DE PÍNUS TRATADO COM RESINA, ONDE SÃO CULTIVADAS PLANTAS. A REGA AUTOMATIZADA SE DÁ POR MEIO DE TUBOS QUE LEVAM OS NUTRIENTES DIRETAMENTE À TERRA E MANTÊM AS CONDIÇÕES CERTAS DE UMIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário