UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quarta-feira, 25 de abril de 2018
CURIOSIDADE: O BELO E METICULOSO TRABALHO EM COURO DE ESPEDITO SELEIRO
ESPEDITO VELOSO DE CARVALHO, 79, DESENVOLVE UM TRABALHO AUTORAL ORIUNDO DA TRADIÇÃO DOS VELHOS SELEIROS, TANGENCIA O CANGAÇO E CHEGA À CONTEMPORANEIDADE APOSTANDO DA CRIAÇÃO DE PEÇAS QUE SE DESTACAM PELA INVENTIVIDADE E O ACABAMENTO PRIMOROSO.
ELE É UM MESTRE NA MELHOR ACEPÇÃO DA PALAVRA, EMBORA APENAS EM 2008 FOI RECONHECIDO OFICIALMENTE COMO MESTRE DA CULTURA.
SEU TRABALHO PARTE DA TRADIÇÃO COUREIRA DOS INHAMUNS, ONDE NASCEU NO SÍTIO NOVILHO, EM ARNEIROZ.
COM O DIFERENCIAL DE DOMINAR TODO O CICLO DO COURO, DA CURTIÇÃO À MODELAGEM DAS PEÇAS, DA MISTURA CORAJOSA DAS CORES À FINALIZAÇÃO IRREPREENSÍVEL, NÃO ABRE MÃO DO TRABALHO ARTESANAL, DA CONDIÇÃO DE ARTISTA DO COURO.
ALÉM DAS SANDÁLIAS DE COURO, FAMOSAS POR CALÇAREM LAMPIÃO NA ÉPOCA DO SEU PAI, A LOJA SITUADA EM NOVA OLINDA VENDE BOLSAS, CARTEIRAS, MOCHILAS, SELAS, GIBÕES - TODOS MESCLANDO O COURO NATURAL COM OS DESENHOS QUE SÃO A MARCA REGISTRADA DO ARTESÃO.
AS PEÇAS DE MOBILIÁRIO COMEÇARAM COM AS CADEIRAS SERTANEJAS - UMA HERANÇA PATERNA, QUE ERA SELEIRO, MARCENEIRO E VAQUEIRO E DO AVÔ SELEIRO E VAQUEIRO. MINIMALISTA, DE TRAÇOS SIMPLES, SÃO FEITAS DE CANAFÍSTULA QUEIMADA (QUE A TORNA IMUNE AOS CUPINS E OUTRAS PRAGAS) E LEVAM ASSENTO DE COURO DE BODE OU BOI.
EM 2016, OS IRMÃOS CAMPANA LANÇARAM UMA COLEÇÃO EM PARCERIA COM O MESTRE (VER BOM DESENHO/MAR'16). A VINDA DE ESTRUTURAS DE SOFÁS E POLTRONAS PARA SEREM RECOBERTAS COM COURO TRABALHADO TORNA, CONTUDO, ESTE ENCONTRO MENOS IMPORTANTE DO QUE PARECE.
A LINHA DE ARTIGOS DE DECORAÇÃO INCLUI CADEIRAS, POLTRONAS, BANCOS, MESAS, APARADORES E ESPELHOS... PEÇAS QUE, ALÉM DE FAZEREM A DIFERENÇA EM QUALQUER AMBIENTAÇÃO, VALORIZAM UM TRABALHO ARTÍSTICO DE RAÍZES ANCESTRAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário