UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
MEMÓRIA URBANA: PONTE FERROVIÁRIA DE IGUATU COMPLETA 100 ANOS
A PONTE FERROVIÁRIA METÁLICA QUE É O CARTÃO-POSTAL DE IGUATU COMPLETA 100 ANOS. CONSTRUÍDA PELA COMPANHIA INGLESA SOUTH AMERICAN RAILWAY CONSTRUCTION COMPANY LIMITED, A PONTE SOBRE O RIO JAGUARIBE É COMPOSTA DE DOIS VÃOS EM ARCO COM 80 METROS DE EXTENSÃO CADA, PERFAZENDO 160 METROS DE EXTENSÃO.
EM 1910, POR MEIO DE ARRENDAMENTO, A COMPANHIA ASSUMIU AS OPERAÇÕES DE PROLONGAMENTO DAS FERROVIAS DO CEARÁ: A ESTRADA DE FERRO DE BATURITÉ E A ESTRADA DE FERRO DE SOBRAL, PROJETOS ORIGINAIS DE 1870. COM ESTRUTURA IMPORTADA DE LIVERPOOL, A PONTE DE DESENHO ELEGANTE FOI INAUGURADO, APÓS VÁRIOS TESTES, EM 23 DE JANEIRO DE 1916.
A FERROVIA TROUXE CRESCIMENTO À ANTIGA VILA DA TELHA, IMPULSIONANDO OS NEGÓCIOS, FAVORECENDO O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS. NO MUNICÍPIO DE IGUATU EXISTEM OUTRAS DUAS PONTES MENORES, NO DISTRITO DE SUASSURANA, SOBRE O RIO TRUSSU E SOBRE O RIACHO ARARAS. FELIZMENTE, APESAR DA IRRESPONSÁVEL FALTA DE MANUTENÇÃO, A PONTE FERROVIÁRIA PERMANECE EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO.
TRATA-SE DE MAIS UM EXEMPLO DO DESCASO COM QUE UM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS COMO O BRASIL LIDOU COM O TRANSPORTE FERROVIÁRIO...
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