UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
PROJ QUARTO: MASCULINO APTO TRAVESSA MOMBAÇA
QUARTO MASCULINO COM HOME-THEATER, BANCADA DE TRABALHO E ESTANTES PARA OS MUITOS LIVROS: ESSA ERA A NECESSIDADE A SER ATENDIDA NO PROJETO. TIROU-SE PARTIDO, ENTÃO, DAS PECULIARIDADES ARQUITETÔNICAS DO ESPAÇO DE QUASE 10 M2 PARA DEFINIÇÃO NO NOVO LAYOUT DE OCUPAÇÃO.
O NICHO LATERAL ENTRE AS COLUNAS ESTRUTURAIS DO EDIFÍCIO SERVIU PARA RECEBER A CAMA, EMOLDURADA POR UM VIDRO PRETO QUE DÁ PROFUNDIDADE E PERSONALIDADE AO AMBIENTE. NA PAREDE EM FRENTE, FOI INSTALADO UM PAINEL EM MDF COM ACABAMENTO MADEIRADO EM LACCA AD (EUCATEX, PADRÃO ÉBANO EXOTIC) PARA RECEBER A TV. UMA PRATELEIRA ELEVADA LIBERA A CIRCULAÇÃO E ACOMODA OS EQUIPAMENTOS.
PARA ACOMODAR OS MUITOS LIVROS DO MESTRANDO, O VÃO SOB A PAREDE DA JANELA GANHOU UMA ESTANTE BAIXA COM PRATELEIRAS E GAVETEIROS CORREDIÇOS PARA SAPATOS. NO CANTO, ENTRE A JANELA E A CAMA, FOI INSTALADA A BANCADA DE ESTUDO - COMPACTA MAS FUNCIONAL. UM JOGO DE PRATELEIRAS ENGASTADAS NO NICHO NEGRO, CRIA ESPAÇO PARA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS.
O ARMÁRIO EXISTENTE COM PORTAS CORREDIÇAS FOI MANTIDO - UMA NOVA ESTANTE TRIANGULAR COM PRATELEIRAS DE VIDRO OTIMIZA A OCUPAÇÃO E SERVE DE ESBARRO À NOVA PORTA CORREDIÇA - COM DESENHO SIMILAR À DOS QUARTOS VIZINHOS.
NESSE PEQUENO HALL DE ENTRADA, A PAREDE LATERAL GANHOU UM ESPELHO DE CORPO INTEIRO - BEM JUNTO À PORTA DE ACESSO AO BANHEIRO DA SUÍTE, FACILITANDO O DIA-A-DIA.
A ILUMINAÇÃO GERAL É FORNECIDA POR DUAS LUMINÁRIAS DE EMBUTIDOS QUADRANGULARES DE LED 25W DA STELLATECH. UMA DICRÓICA DE LED INCIDE SOBRE A BANCADA DE TRABALHO, QUE CONTARÁ TAMBÉM COM UMA LUMINÁRIA DE MESA COM HASTE FLEXÍVEL COM LED.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
MEMÓRIA URBANA: PONTE FERROVIÁRIA DE IGUATU COMPLETA 100 ANOS
A PONTE FERROVIÁRIA METÁLICA QUE É O CARTÃO-POSTAL DE IGUATU COMPLETA 100 ANOS. CONSTRUÍDA PELA COMPANHIA INGLESA SOUTH AMERICAN RAILWAY CONSTRUCTION COMPANY LIMITED, A PONTE SOBRE O RIO JAGUARIBE É COMPOSTA DE DOIS VÃOS EM ARCO COM 80 METROS DE EXTENSÃO CADA, PERFAZENDO 160 METROS DE EXTENSÃO.
EM 1910, POR MEIO DE ARRENDAMENTO, A COMPANHIA ASSUMIU AS OPERAÇÕES DE PROLONGAMENTO DAS FERROVIAS DO CEARÁ: A ESTRADA DE FERRO DE BATURITÉ E A ESTRADA DE FERRO DE SOBRAL, PROJETOS ORIGINAIS DE 1870. COM ESTRUTURA IMPORTADA DE LIVERPOOL, A PONTE DE DESENHO ELEGANTE FOI INAUGURADO, APÓS VÁRIOS TESTES, EM 23 DE JANEIRO DE 1916.
A FERROVIA TROUXE CRESCIMENTO À ANTIGA VILA DA TELHA, IMPULSIONANDO OS NEGÓCIOS, FAVORECENDO O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS. NO MUNICÍPIO DE IGUATU EXISTEM OUTRAS DUAS PONTES MENORES, NO DISTRITO DE SUASSURANA, SOBRE O RIO TRUSSU E SOBRE O RIACHO ARARAS. FELIZMENTE, APESAR DA IRRESPONSÁVEL FALTA DE MANUTENÇÃO, A PONTE FERROVIÁRIA PERMANECE EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO.
TRATA-SE DE MAIS UM EXEMPLO DO DESCASO COM QUE UM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS COMO O BRASIL LIDOU COM O TRANSPORTE FERROVIÁRIO...
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
CURIOSIDADE: SOFÁ JOE
CRIADO EM 1970 E REMODELADO PELOS DESIGNERS DE PAS, D'URBINO E LOMOAZZO, DA EMPRESA NORTE-AMERICANA HELLER, O SOFÁ JOE É UMA APOSTA CERTEIRA PARA UM FÃ DE BASEBALL. NO BRASIL, É REVENDIDO PELA FORMA. CONFORTO, ESPORTIVIDADE E LUDICIDADE NA MEDIDA EXATA...
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
FENG SHUI: GUÁ DA PROSPERIDADE
O ELEMENTO REGENTE DO GUÁ DA PROSPERIDADE É A MADEIRA - QUE TAMBÉM REGE O GUÁ DA FAMÍLIA (VER FENG SHUI/JUL'15).
AS FORMAS DOMINANTES SÃO RETANGULARES, TENDO A MADEIRA E SEUS DERIVADOS (SISAL, PALHA, BAMBU, FIBRAS NATURAIS,ETC.) COMO MATÉRIAS-PRIMAS PRIMORDIAIS. CRISTAIS E PEÇAS QUE REMETAM À VALOR SÃO TAMBÉM INDICADAS. O BAMBU, POR SINAL, É A REPRESENTAÇÃO MÁXIMA DA PROSPERIDADE, POR CONTA DA SUA FLEXIBILIDADE E RÁPIDO CRESCIMENTO.
AS CORES DA PROSPERIDADE SÃO FORTES E ESTIMULANTES: VERMELHO, AMARELO, DOURADO E PÚRPURA. JÁ AS PEÇAS-CHAVE INDICADAS DEVEM FAZER REFERÊNCIA ÀS PLANTAS E ÀS PAISAGENS.
NO PROJETO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO, O AMARELO É DESTAQUE TANTO NA ANTE-SALA QUANTO NA SALA DE ATENDIMENTO - A PAREDE DE FUNDO DO JARDIM LATERAL TEM ESSE TOM VIBRANTE, EM CONTRAPONDO AO VERDE DA VEGETAÇÃO, QUE INCLUIRÁ UM ESCULTURAL BAMBU MOSSÔ.
NO LIVING, OS PAINÉIS QUE RESGUARDAM O AMBIENTE DA LUMINOSIDADE EXCESSIVA TÍPICA DE FORTALEZA SÃO COMPOSTOS DE UM MIX DE TRAMAS EM FIOS DE SEDA E PALHA.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
MOBILIÁRIO: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS CADEIRAS / PARTE 4 1930-1969
1 E 2. O FINLANDÊS ALVAR AALTO (1898/1976) É O MESTRE DA MADEIRA VERGADA, CRIANDO PEÇAS QUE REFLETEM A ESSÊNCIA DO DESIGNE ESCANDINAVO. COMO A POLTRONA 401 (1933) OU A CADEIRA 69 (1935), NA QUAL USA UM CORTE ESPECIAL NA MADEIRA PARA DAR FLEXIBILIDADE ÀS PERNAS DA MESMA.
3, 4, 5, 6 E 7. TRANSMITINDO LEVEZA, HARRY BERTOIA (1915/1978) IDEALIZA, EM 1952, O PROTÓTIPO EM MALHA DE AÇO CROMADO COM ASSENTO DE COURO. NAS VERSÕES BUTTERFLY, SIDE CHAIR E BIRD CHAIR.
8, 9 E 10. EM MADEIRA COMPENSADA, A CADEIRA DINAMARCA, DA SÉRIE 7, FOI PROJETADA POR ARNE JACOBSEN (1902/1971) PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA PRODUÇÃO EM MASSA. VIROU UM ÍCONE.
11, 12 E 13. PROJETADA PELO ARQUITETO EERO SAARINEN (1910/1961), A LINHA TULIP É FEITA EM METAL FUNDIDO RECOBERTO POR UMA CAMADA DE PLÁSTICO. O ASSENTO É DE POLIÉSTER.
14 E 15. VICO MAGISTTRETI (1920/2006) DESENHA, EM 1968, O MODELO EM FIBERGLASS QUE VIRIA A INSPIRAR UMA SEQUÊNCIA DE CADEIRAS EMPILHÁVEIS.
16 E 17. A CADEIRA SACO, CONCEBIDA POR PIERO GATTI, CESARE PAOLINI E FRANCO TEODORO EM 1969, É FEITA DE COURO RECHEADO COM BOLINHAS E VIRARIA UM ÍCONE DOS ANOS 70.
18,19 E 20. CRIADA EM 1969 POR GIANCARLO PIRETTI, A CADEIRA DOBRÁVEL PLIA TEM COMO MATÉRIA-PRIMA O PLÁSTICO. TORNOU-SE OUTRO ÍCONE DOS ANOS 70.