UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
ENERGIA RENOVÁVEL: SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS NA FACHADA
NA INTEGRAÇÃO DOS BIPVs EM FACHADAS, OS MÓDULOS SUBSTITUEM O REVESTIMENTO EXTERNO E TOMAM AS SUAS FUNÇÕES, PODENDO COBRIR APENAS ALGUNS TRECHOS OU ÁREAS INTEIRAS. O GERADOR CUMPRE TRÊS FUNÇÕES: PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, ENVOLVENTE EXTRENA (PROTEÇÃO CLIMÁTICA, ISOLAMENTO TÉRMICO,ETC.) E INSTRUMENTO DE MARKETING.
OS MESMOS MATERIAIS E SUPORTES USADOS NAS FACHADAS DE VIDRO PODEM SER USADOS, COM OS DEVIDOS AJUSTES ESTRUTURAIS ADVINDOS DAS CARGAS TÉRMICA E MECÂNICA ADICIONAIS.
TRADUZINDO O CONCEITO INOVADOR DO EMPREENDIMENTO, AS FACHADAS FOTOVOLTAICAS PODEM ENRIQUECER O REPERTÓRIO DE SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS. EM TERMOS COMPARATIVOS, A IRRADIAÇÃO INCIDENTE E A CONSEQUENTE PRODUÇÃO DE ENERGIA NAS FACHADAS SÃO INFERIORES AQUELES SISTEMAS COM ORIENTAÇÃO E INCLINAÇÃO IDEAIS.
SE, CONTUDO, FOREM USADOS COMO SUBSTITUTOS DE REVESTIMENTOS NOBRES (COMO PEDRAS, AÇO INOX OU VIDRO), OS CUSTOS REDUZIDOS TORNAM O SISTEMA FOTOVOLTAICO VANTAJOSO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário