UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
segunda-feira, 18 de maio de 2015
SUSTENTABILIDADE: CUIAS DE SANTARÉM
SÃO EM VASILHAS COMO ESTAS, FEITAS DO FRUTO DA CUIEIRA, QUE OS MORADORES DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DOS RIOS TAPAJÓS E AMAZONAS SABOREIAM O TACACÁ - O PRATO TÍPICO PARAENSE À BASE DE MANDIOCA, CAMARÃO E FOLHAS DE JAMBU. MULTIUSO, SÃO TAMBÉM USADAS PARA TOMAR BANHO, COZINHAR, CONSUMIR LÍQUIDOS E ALIMENTOS.
O PROCESSO, GUARDADO HÁ GERAÇÕES, É CONSERVADO PELAS ARTESÃS DOS MUNICÍPIOS DE SANTARÉM E MONTE ALEGRE E CONSISTE EM CORTAR O FRUTO AO MEIO COM FACÃO, RETIRAR O MIOLO, AMOLECER E LIXAR A SUPERFÍCIE. O TINGIMENTO, CLARO, É FEITO COM EXTRATOS DA FLORESTA E OS ORNAMENTOS SÃO INSPIRADOS EM ELEMENTOS DO COTIDIANO E PADRÕES GRÁFICOS TAPAJÔNICOS.
A PRODUÇÃO DAS BELAS CUIAS PRETAS CONTA, DESDE 2002, COM APOIO DO CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR, SEBRAE E ARTESOL. SUA VALORIZAÇÃO AJUDA NA GERAÇÃO DE RENDA DAS COMUNIDADES AMAZÔNICAS E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário