UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
SUSTENTABILIDADE: PARCERIA SOBRAL / SUÉCIA
EM UMA PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE BORAS, NA SUÉCIA, SOBRAL TENTA IMPLANTAR POR AQUI O MODELO VITORIOSO DE REAPROVEITAMENTO DE LIXO DA CIDADE QUE É CONSIDERADA A MAIS LIMPA DO MUNDO -O MUNICÍPIO REAPROVEITA 99% DE TUDO QUE JOGA FORA!
INICIADO EM 1988, O PROGRAMA ENVOLVIA 300 FAMÍLIAS. SEUS RESÍDUOS TEM TRÊS DESTINOS: 42% SÃO INCINERADOS E CONVERTIDOS EM ENERGIA ELÉTRICA, 30% SÃO TRATADOS BIOLOGICAMENTE E TRANSFORMADOS EM BIOCOMBUSTÍVEL E 27% SÃO RECICLADOS. A RECICLAGEM É FEITA INTEIRAMENTE PELA POPULAÇÃO, QUE SE ENCARREGA DE SEPARAR E LEVAR O MATERIAL ATÉ OS POSTOS DE COLETA ESPALHADOS POR TODA CIDADE.
CAMINHÕES RECOLHEM O LIXO ORGÂNICO (EM SACOS PRETOS, DESTINADOS À OBTENÇÃO DE BIOGÁS EM USINA INTEIRAMENTE AUTOMATIZADA) E O RESTO (EM SACOS BRANCOS) É INCINERADO EM FORNOS NÃO POLUENTES). MENOS DE 1% DO LIXO É ENTERRADO PORQUE O IMPOSTO PARA USAR ATERRO É MUITO ALTO.
BORAS TEM 105 000 HABITANTES, 1500 INDÚSTRIAS E NEM 1 GRAMA DE LIXO. O PROGRAMA DEU TÃO CERTO QUE O MUNICÍPIO HOJE IMPORTA LIXO DA NORUEGA PARA GERAR MAIS ENERGIA LIMPA. "DEPOIS DO LIXO ZERO, NOSSO INVESTIMENTO AGORA É NA ELIMINAÇÃO TOTAL DOS COMBUSTÍVEL FÓSSEIS", DIZ HANS BJORK, DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE LOCAL. MARAVILHA, NÃO? TORÇAMOS POR SOBRAL, PORTANTO!
(FONTE: ESPECIAL VEJA SUSTENTABILIDADE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário