UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
PROJ QUARTO: FEMININO, DA TERCEIRA IDADE \ APTO VISC DE MAUÁ
PROJETO DE QUARTO PARA UMA VIÚVA FOCADO NO TOTAL APROVEITAMENTO DOS ESPAÇOS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO PROGRAMA.
ATÉ ENTÃO UM ESPAÇO RESIDUAL SEM USO ESPECÍFICO, O CANTO JUNTO À ENTRADA GANHOU UMA ESCRIVANINHA EM VIDRO TEMPERADO 10MM DE FORMATO TRIANGULAR. ATENDIDA POR UMA ERGONÔMICA CADEIRA COM RODÍZIOS (PROGRAMA), É ALI ONDE A MORADORA ACESSA O NETBOOK. PRATELEIRAS SUSPENSAS EM VIDRO PARA A EXPOSIÇÃO DE ADORNOS E IMAGENS SACRAS COMPLETAM O CONJUNTO -QUE É EMOLDURADO POR UM PAINEL RIPADO DE MD NO PADRÃO CAPUCCINO LIGHT (FLORAPAC), DE BELO E CATIVANTE EFEITO VISUAL.
A CAMA, CENTRALIZADA E SITUADA ENTRE JANELAS QUE GARANTEM ÓTIMA VENTILAÇÃO CRUZADA, RECEBEU UM PAINEL NO MESMO MATERIAL, INTERCALADO POR UMA CABECEIRA ESTOFADA EM CAMURÇA NA COR PALHA (LUÍS RIOS ESTOFADOS). OS AMPLOS CRIADOS-MUDOS FUNCIONAM COMO MINI-CÔMODAS COM RODÍZIOS -ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO ERA ESSENCIAL PARA RECEBER OS PERTENCES DOS NETOS EM VISITA À AVÓ.
UM PAINEL TRIANGULAR ENCAIXADO EM OUTRO CANTO DO ESPAÇO CONCENTRA OS EQUIPAMENTOS DE IMAGEM E SOM -ATENDENDO À SOLICITAÇÃO PARA QUE A TV TIVESSE UM CORRETO POSICIONAMENTO AO SER ASSISTIDA DA POLTRONA RECLINÁVEL (REVESTIDA COM UM CHENILLE PADRÃO ARABESCO) OU DA CAMA. O MÓVEL CONTA AINDA COM ESPAÇO PARA O FRIGOBAR DE 8OL, UM CONFORTO NECESSÁRIO, EM ESPECIAL NA TERCEIRA IDADE.
A PALETA DE CORES PROPOSTA TINHA POR BASE O TOM ROSA ANTIQUE (QUARTZO ROSA, DA SUVINIL) -SUGESTÃO PRONTAMENTE ACEITA PELA CLIENTE. EM CONTRAPAONTO, OS TONS AMARRONZADOS DO MDF PADRÃO CAPUCCINO LIGHT QUE REVESTEM OS MÓVEIS E AO CREME USADO NA PINTURA DAS PORTAS EXISTENTES. PAINÉIS SOLARES CORREDIÇOS (AGATEK) BARRAM O EXCESSO DE LUZ NATURAL. A ILUMINAÇÃO, POR SINAL, É FEITA POR UM EMBUTIDO QUADRANGULAR COM DIFUSOR DE ACRÍLICO LEITOSO CENTRALIZADO , POR EMBUTIDOS DIRECIONÁVEIS DE LED SOBRE A ESCRIVANINHA DE VIDRO E MINI-ABAJURES AFIXADOS NO ENCOSTO DA CAMA.
PROJ QUARTO: MASCULINO 2 \ APTO VISC DE MAUÁ
PROJETO DE QUARTO PARA FILHO PADRE QUE PEDIA SOBRIEDADE E PRATICIDADE -JÁ QUE FUNCIONA TAMBÉM COMO QUARTO DE HÓSPEDES. CENTRALIZADA NO AMBIENTE, A CAMA É EMOLDURADA POR UM PAINEL DE MDF DE TOM MARROM ESCURO COM VEIOS PRONUNCIADOS (PADRÃO AÇAI WOOD, DA FLORAPAC) QUE TAMBÉM REVESTE O CRIADO-MUDO E O MÓDULO LATERAL ESTREITO QUE FUNCIONA COMO ARMÁRIO E ORATÓRIO -COM AS IMAGENS A OCUPAR-LHE O EXTENSO TAMPO.
EM CONTRAPONTO, A ESTANTE (TOK & STOK) E A BANCADA DE TRABALHO SÃO REVESTIDAS EM LAMINADO DECORATIVO BRANCO. O CANTO DE TRABALHO, JUNTO À JANELA (QUE RECEBEU PAINEL SOLAR DA AGATEK), É VALORIZADO PELO TOM AZUL DO VOLUME FORMADO PELO PILAR ALI EXISTENTE E PELO PAR DE EMBUTIDOS DE LED NO TETO. NAS PAREDES -E TAMBÉM NA PORTA DE ACESSO AO BANHEIRO DA SUÍTE- UM BELO TOM OFF-WHITE: O DUBAI, DA SUVINIL, QUE DESTACA OS QUADROS DE TEMÁTICA RELIGIOSA.
PRANCHETA: CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DR. ANDRÉ FALCÃO
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
OBJETO DE DESEJO: POLTRONA KILIN BY SÉRGIO RODRIGUES
ESPECIAL: PATCHWORK DE COBOGÓS
EM PROJETO PARA LOJA DE ROUPAS FEMININAS FINAS, A SOLUÇÃO PARA RESGUARDAR VISUALMENTE PARTE DA ÁREA PRODUTIVA NOS FUNDOS DO LOTE SEM COMPROMETER A VENTILAÇÃO NATURAL FOI CRIAR UMA DIVISÓRIA DE ELEMENTOS VAZADOS DE CONCRETO. O PATCHWORK DE COMBOGÓS FOI TINGINDO NO TOM DAS PAREDES DA RUA INTERNA DE ACESSO À LOJA, LEMBRANDO UM RENDILHADO. A INSPIRAÇÃO VEIO DAS RENDAS USADAS NAS CONFECÇÕES... O MESMO RECURSO FOI USADO NA SETEIRA QUE LEVA ILUMINAÇÃO NATURAL Á SALA DE ESPERA RESERVADA AOS MARIDOS DAS CLIENTES -INTERNAMENTE UMA JANELA DE VIDRO ISOLA O AMBIENTE CLIMATIZADO.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
BOM DESENHO: PUXADORES C/ FECHADURA INTEGRADA
MINIMALISTAS, PRÁTICOS E ELEGANTES, OS MANILHÕES ASSINADOS POR GUTO ÍNDIO DA COSTA E PRODUZIDOS PELA OBISPA PROPÕEM UMA MELHOR COMBINAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS DE FORMA E FUNÇÃO. OS MODELOS TEM DESIGN DIFERENCIADO E ACABAMENTO MINUCIOSO, FUGINDO DAS FORMAS E PROPORÇÕES CONVENCIONAIS.
ALÉM DO TRAÇO CARACTERÍSTICO DO DESIGNER, OS PUXADORES DA LINHA ARCO (COLEÇÃO IC), DIFERENCIAM-SE POR POSSIBILITAR O TRANCAMENTO DA PORTA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO OPCIONAL DE UMA FECHADURA EMBUTIDA NO CORPO DO PUXADOR -O QUE FAZ, CONVENHAMOS, TODA A DIFERENÇA.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
EM OBRA: AMPLIAÇÃO TERRAÇO
PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO TERRAÇO DO PAVIMENTO SUPERIOR DE SOBRADO POR NÓS PROJETADO, A INTERVENÇÃO PROPORCIONARÁ UMA MAIOR ÁREA DE LAZER E UMA NOVA GARAGEM -AMBAS COBERTAS. O NOVO TELHADO É APOIADO EM DELGADAS COLUNAS DE MADEIRA ENQUANTO O TERRAÇO ORIGINAL SERÁ AMPLIADO COM UMA ESPÉCIE DE BAY WINDOW FECHADA COM GRADIL EM FERRO PINTADO DE BRANCO.
EXTERNAMENTE, O VOLUME AMPLIADO DO TÉRREO GANHARÁ O REVESTIMENTO DE CERÂMICA PADRÃO MADEIRA COM FRISOS E COLUNA CENTRAL EM PASTILHAS CERÂMICAS RETANGULARES DA JATOBÁ NA COR PRETO.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
SUSTENTABILIDADE: PARCERIA SOBRAL / SUÉCIA
EM UMA PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE BORAS, NA SUÉCIA, SOBRAL TENTA IMPLANTAR POR AQUI O MODELO VITORIOSO DE REAPROVEITAMENTO DE LIXO DA CIDADE QUE É CONSIDERADA A MAIS LIMPA DO MUNDO -O MUNICÍPIO REAPROVEITA 99% DE TUDO QUE JOGA FORA!
INICIADO EM 1988, O PROGRAMA ENVOLVIA 300 FAMÍLIAS. SEUS RESÍDUOS TEM TRÊS DESTINOS: 42% SÃO INCINERADOS E CONVERTIDOS EM ENERGIA ELÉTRICA, 30% SÃO TRATADOS BIOLOGICAMENTE E TRANSFORMADOS EM BIOCOMBUSTÍVEL E 27% SÃO RECICLADOS. A RECICLAGEM É FEITA INTEIRAMENTE PELA POPULAÇÃO, QUE SE ENCARREGA DE SEPARAR E LEVAR O MATERIAL ATÉ OS POSTOS DE COLETA ESPALHADOS POR TODA CIDADE.
CAMINHÕES RECOLHEM O LIXO ORGÂNICO (EM SACOS PRETOS, DESTINADOS À OBTENÇÃO DE BIOGÁS EM USINA INTEIRAMENTE AUTOMATIZADA) E O RESTO (EM SACOS BRANCOS) É INCINERADO EM FORNOS NÃO POLUENTES). MENOS DE 1% DO LIXO É ENTERRADO PORQUE O IMPOSTO PARA USAR ATERRO É MUITO ALTO.
BORAS TEM 105 000 HABITANTES, 1500 INDÚSTRIAS E NEM 1 GRAMA DE LIXO. O PROGRAMA DEU TÃO CERTO QUE O MUNICÍPIO HOJE IMPORTA LIXO DA NORUEGA PARA GERAR MAIS ENERGIA LIMPA. "DEPOIS DO LIXO ZERO, NOSSO INVESTIMENTO AGORA É NA ELIMINAÇÃO TOTAL DOS COMBUSTÍVEL FÓSSEIS", DIZ HANS BJORK, DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE LOCAL. MARAVILHA, NÃO? TORÇAMOS POR SOBRAL, PORTANTO!
(FONTE: ESPECIAL VEJA SUSTENTABILIDADE)
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
MEMÓRIA URBANA: 458 ANOS DE SÃO PAULO
ALGUNS REGISTROS ARQUITETÔNICO-PAISAGÍSTICOS QUE CARACTERIZAM NOSSA MAIOR METRÓPOLE, FEITOS POR RENOMADOS FOTÓGRAFOS EM ESPECIAL DA REVISTA VEJA SÃO PAULO. A MIRÍADE DE JANELAS QUE ENCOBRE O HORIZONTE; A BELA LÍNGUA DE DRAGÃO QUE PROTEGE A ENTRADA DO AUDITÓRIO DE NIEMEYER, NO IBIRAPUERA; O RETORCIDO IMPROVÁVEL DOS TRONCOS EM RUA DOS JARDINS; O USO INFORMAL DE UM ESPAÇO ÍCONE: O PRÉDIO DA FACULDADE DE ARQUITETURA DA USP, DE ARTIGAS; E, MAIS UMA VEZ, NIEMEYER: A PLASTICIDADE MÁGICA DO COPAM ...
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
JOGO DE CORES: BRANCO E BEGE
EM PROJETO PARA CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM LOTE ESTREITO DA ZONA CENTRAL DA CIDADE, A OPÇÃO PELO BEGE PARA REVESTIMENTOS DAS PAREDES VALORIZOU O JOGO DE VOLUMES, TRAZENDO LUMINOSIDADE SEM OFUSCAR E GERANDO UMA ELEGANTE COMPOSIÇÃO COM O BRANCO DAS ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO, O VERDE DOS VIDROS E O PRATA DAS LUMINÁRIAS DE INSPIRAÇÃO NÁUTICA.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
NEURÔNIOS: 'IF BUILDINGS COULD TALK'
DESDE O LANÇAMENTO DE 'PINA', O DOCUMENTÁRIO EM 3D QUE WIM WENDERS FEZ PARA A COREÓGRAFA PINA BAUSCH, QUE BOATOS SOBRE UM NOVO TRABALHO DO DIRETOR, TAMBÉM EM 3D, FOCARIA A ARQUITETURA. ' EU REALMENTE TENHO UM PROJETO DE LONGO PRAZO, OUTRO DOCUMENTÁRIO EM 3D. DEMORARÁ ALGUNS ANOS MAS SERÁ SOBRE ARQUITETURA', CONFIRMOU O CINEASTA. UM PEQUENO PREVIEW DO QUE ESTÁ POR VIR É O CURTA-METRAGEM 3D 'IF BUILDINGS COULD TALK', SOBRE O ROLEX CENTRE, PROJETO DOS JAPONESES DO SANAA. O FILME REVELA A SINUOSIDADE INÉDITA DOS ESPAÇOS, COM TETO E PISO FORMANDO ONDULAÇÕES -INTERCALADOS POR PLANOS LIGADOS POR ESCADAS E RAMPAS. NO NÍVEL TÉRREO, O PRÉDIO DE CONCRETO TOCA O CHÃO EM ALGUNS PONTOS, LIBERANDO A PASSAGEM SOB OS VÃOS. NUMA EVOLUÇÃO DA IDÉIA PRESENTE NA MARQUISE DO IBIRAPUERA, O TETO É SUSTENTADO POR DELGADOS E ELEGANTES PILARES DE AÇO -UMA INSPIRAÇÃO QUE OS ARQUITETOS RECONHECEM.
APRESENTADO NA ÚLTIMA BIENAL DE VENEZA, O CURTA ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE...