UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
sábado, 23 de julho de 2011
BOM DESENHO: LUMINÁRIAS PH
POUL HENNINGSEN, ARQUITETO E DESIGNER DINAMARQUÊS (1894/1967), CONCEBEU A LENDÁRIA E INTERNACIONALMENTE CONHECIDA LUMINÁRIA PH EM 1926. A PEÇA FOI RESULTADO DE DEZ ANOS DE PESQUISA CIENTÍFICA EM LUZ E EILUMINAÇÃO. HENNINGSEN -QUE NÃO VIA SUAS LUMINÁRIAS COMO OBJETOS DE DECORAÇÃO- TRABALHOU COM UM SISTEMA DE CÚPULA QUE PERMITIA O CONTROLE PRECISO DA LUZ.
HOJE, QUASE 80 ANOS APÓS O LANÇAMENTO DA PRIMEIRA LUMINÁRIA PH, SUA TECNOLOGIA DE ILUMINAÇÃO E DESIGN CONTINUAM ATUAIS. O ABAJUR FOI RELANÇADO HÁ DEZ ANOS, DESFRUTANDO DE GRANDE PROCURA. A PEÇA TEVE SEUS PADRÕES TÉCNICOS E ARTÍSTICOS ATUALIZADOS, MAS OSTENTA POUCAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO MODELO LANÇADO NOS ANOS 20 DO SÉCULO 20: A ALTURA É DE 472 MM E A MAIOR CÚPULA MEDE 286MM DE DIÂMETRO. A FAMÍLIA PH INCLUI TAMBÉM LUMINÁRIAS DE TETO E PISO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário